Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Biológicas » Como estudar histologia por meio de aplicativos gratuitos

Como estudar histologia por meio de aplicativos gratuitos

Olá, leitores!

Hoje vamos falar um pouco sobre como a tecnologia e o desenvolvimento de aplicativos para a área de ciências biológicas, podem beneficiar os estudantes e professores.

A matéria de biologia é a ciência que estuda os seres vivos, tanto micro quanto macroscopicamente. Uma das subdivisões da biologia, é a histologia, que estuda os tecidos biológicos de animais e plantas, desde a sua formação até suas estruturas e funções no organismo.

Os tecidos são o conjunto de células que atuam em uma dada função corporal, como por exemplo, o tecido nervoso que forma o cérebro e as terminações nervosas, ou o tecido cardíaco, que forma o nosso coração.

Porque estudar histologia?

Muitos alunos questionam qual a necessidade e a função de se estudar histologia, segundo eles “isso não acrescenta em nada na nossa vida”, mas isso é uma afirmação totalmente incorreta, uma vez que, sem o conhecimento da histologia, muitas doenças, por exemplo, não seriam descobertas.

A partir do tecido estudado é possível comparar as estruturas normais com as alteradas e, assim, desenvolver o tratamento ideal para uma determinada patologia.

Com o estudo da histologia, podemos compreender também o porquê das regiões do nosso corpo terem diferentes formas, a partir do estudo da morfologia das células, presentes nos diferentes órgãos.

Como estudar histologia

terminacao-nervosa

Alguns alunos reclamam que é difícil compreender as lâminas na aula de histologia, principalmente nos primeiros contatos com esse material, entretanto com o avanço da tecnologia, estão sendo desenvolvidos aplicativos para os mais diversos segmentos da área da saúde, inclusive a histologia.

Com esses aplicativos é possível compreender melhor as estruturas celulares e a caracterização dos diferentes tecidos, sejam eles animal ou vegetal.

Para auxiliar vocês, estudantes e professores, a compreenderem melhor a histologia, selecionamos alguns aplicativos para estudar histologia.

O primeiro é um aplicativo em espanhol chamado, Patologia, ele é compatível com iPhone e iPad. Com ele pode-se visualizar lâminas muito bem feitas, com uma curta explicação detalhada.

O segundo aplicativo selecionado foi o histologia virtual. Lançada pela editora Roca, possui mais de 60 lâminas para serem estudadas e analisadas, todas elas em alta definição. Além disso, o aplicativo disponibiliza os textos com os princípios da histologia.

Você também pode baixar o atlas de histologia no seu celular, ele também é compatível para Android.

Um outro aplicativo, também em espanhol, é o atlas interativo de histologia 2, todos que utilizam esse material aprovam, pois ele é bastante didático.

Histologia em concurso público

Por ser um conteúdo básico, dentro da área de ciências biológicas, a histologia está cada vez mais presente não apenas em vestibulares, mas também em concursos públicos.

Por isso, selecionamos algumas questões de histologia que caíram em concursos públicos, com diferentes graus de dificuldades. Aproveite para testar seus conhecimentos:

1) Em uma das etapas do processamento de tecidos animais, os mesmos são imersos em diferentes soluções alcoólicas de forma a provocar sua desidratação. Considerando o transporte de substâncias através da membrana celular, é correto afirmar que:

A) as células do tecido são hipertônicas em relação ao meio.

B) o álcool penetra o interior celular por difusão simples.

C) a água sai das células do tecido por difusão facilitada.

D) o álcool penetra o interior celular por transporte ativo.

E) as células do tecido são isotônicas em relação ao meio.

2) O sangue é um tipo de tecido conjuntivo formado por diferentes tipos celulares especializados. Sobre este tecido, é correto afirmar que:

A) o soro perfaz cerca de 90 % do volume sanguíneo, sendo 10 % formado pelos elementos figurados.

B) as células são separadas por grande quantidade de matriz extracelular, denominada “plasma”.

C) os neutrófilos, eosinófilos e monócitos possuem funções fagocíticas e são denominados granulócitos.

D) as plaquetas possuem forma discoidal, não apresentam núcleo e são repletas de hemoglobina.

E) os basófilos são células esféricas com núcleo bilobado, relacionadas à produção de anticorpos.

3)A pele humana é formada pela derme, na camada mais interna, e pela epiderme, na camada mais externa. Considerando as características que diferenciam esses tecidos, estabeleça a correlação correta.

1) Epiderme                         ( ) melanócitos.

2) Derme                              ( ) glândulas.

                                               ( ) fibras colágenas.

                                               ( ) queratina.

                                               ( ) vasos sanguíneos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) 1, 2, 2, 1, 2.

B) 1, 1, 2, 1, 2.

C) 2, 2, 1, 1, 2.

D) 2, 1, 2, 2, 1.

E) 1, 2, 1, 2, 1.

Essas questões foram retiradas do caderno de perguntas do concurso para técnico de laboratório, para a UFRPE, realizado em 2012.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo