Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Como estudar em casa para concursos públicos: 6 hábitos que você deve cultivar

Como estudar em casa para concursos públicos: 6 hábitos que você deve cultivar

Olá,

Estudar em casa é muito bom, pois você estará em um ambiente familiarizado, sem precisar sair e enfrentar empecilhos, como tempo fechado, multidões, trânsito, violência, entre outros. Por isso, muitas pessoas optam pelos cursos online, uma vez que, além de serem mais em conta, estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana para você estudar quando e onde quiser.

Por outro lado, estudar sozinho em casa exige muita disciplina, afinal, a distração está à poucos passos. É muito comum começarmos a estudar e, de repente, seu telefone toca, alguém te chama, ou você fica com sono, enfim, coisas que vão atrapalhar seus estudos.

No entanto, existem alguns hábitos que podemos cultivar em nossa casa que ajudam a ter mais tempo e concentração na hora de estudar sozinho.

1 – Estudo sempre no mesmo lugar

Primeiramente, para começar um hábito, você precisa ter um local fixo para se dedicar aos estudos. Dessa forma, toda vez que você estiver nesse local, seu cérebro já estará preparado para manter a concentração e você se sentirá muito mais inspirado e motivado.

Faça desse local um santuário sagrado. Cuide do ambiente como um local exclusivo para os estudos, portanto, evite realizar outras atividades nele.

2 – Seja organizado

A organização vai te poupar muito tempo. Afinal, se as suas coisas estão todas em seu devido lugar, você evitará perder tempo procurando o que precisa. Assim como o ambiente de estudo, tenha um local exclusivo para seus livros, canetas e cadernos. Quando terminar de estudar, guarde tudo.

Se você é do tipo mais moderno e gosta de deixar seu material no computador, deixe-os separados em pastas com nomes. Não vá salvando os arquivos em qualquer lugar, pois você pode esquecer e irá demorar um tempo para achar ou baixar de novo. O hábito de organizar seus materiais de estudo irá fazer você acelerar o seu aprendizado e, também, evitar a procrastinação.

3 – Cumpra seu planejamento

Já dissemos aqui muitas vezes como é importante você ter um plano de estudos para saber o que deve ser estudado. Porém, de nada adiantará criar esse planejamento para, no final, ele não ser cumprido corretamente.

Crie metas de estudos que saberá que pode cumprir. Conforme for avançando e concluindo o seu planejamento, se sentirá mais motivado. Caso perceba que seu plano de estudos não está dando certo, faça mudanças e evite que o tempo passe, pois isso só irá atrapalhar sua motivação. Lembre-se que nada acontece da noite para o dia, são pequenas ações diárias que fazem a diferença.

Ao comprar um curso online do IOB Concursos, você já recebe um plano de estudos que irá te auxiliar a se manter organizado, além do indicador de estudos que mostra quais matérias já foram estudadas e quais ainda precisam ser vistas.

 4 – Tenha o hábito de descansar

Saber a hora de descansar é uma das chaves para estudar sozinho em casa, pois o excesso de descanso pode ser um problema, assim como a sua falta. É necessário que você crie o equilíbrio entre os dois.

Pesquisas indicam que nosso cérebro consegue ficar concentrado por 40 minutos seguidos e, depois disso, é normal que percamos o foco. Por isso, estude por esse período e, depois, faça uma pausa de 10 minutos. No começo, você pode se sentir resistente em ter que fazer essa pausa, porém, com o hábito, perceberá que seus estudos se tornarão mais produtivos.

Do ponto de vista científico, essas pausas constantes fazem com que o seu cérebro fixe melhor a informação, formando mais conexões neurais e ajudando a memorizar o que você está estudando.

Mas atenção: ao fazer essas pausas, evite atividades que podem “te absorver” por mais tempo que o previsto, como redes sociais e televisão. Ao invés disso, prefira fazer uma caminhada, vá ao banheiro, tome água e, enquanto isso, reflita sobre o que estudou.

5 – Fique longe das distrações

Um dos maiores problemas em estudar em casa é que ela é um campo minado de distrações de todas as formas. Podem ser aparelhos eletrônicos, como televisão e vídeo games ou com pessoas que nos distraem.

Lembra que falamos do local de estudos? Então, planeje para que esse local esteja livre desses aparelhos eletrônicos e que não seja rota de pessoas que podem te atrapalhar. O celular também pode ser um problema, pois, qualquer notificação é motivo para perder aqueles cinco minutos que fazem toda a diferença.

Para resolver esse problema, deixe o seu celular desligado ou em modo avião enquanto estuda. Além disso, converse com os seus amigos e familiares, explicando que estudar é muito importante para você e que, em determinadas horas do dia, não estará disponível.

Se você estuda pelo computador, deixe aberto em seu navegador somente assuntos referentes ao seu estudo, evite abrir as redes sociais ou programas de mensagem.

6 – Mantenha-se motivado

Ao longo do tempo, muitos concurseiros se sentem desmotivados com os estudos, e isso pode fazer com que você abandone os estudos. Lembre-se que abandonar os estudos é abandonar tudo o que você planejou e jogar fora seu sonho de ser aprovado em um concurso público.

Para evitar isso, faça da motivação um hábito: acorde todos os dias com seus objetivos bem claros e esteja ciente que cada dia estudado é um passo mais próximo de sua meta.

 Visualize aonde você quer chegar, veja os resultados, “como será quando você passar no concurso?” Então após esse exercício, parta para ação, pegue um livro e comece a estudar. Lembre-se de que essa é a sua maior prioridade agora e que você deve se dedicar para conseguir resultados.

Agora é com você!

Apresentamos alguns hábitos que você pode cultivar para melhorar seus estudos em casa.

Ler esse artigo foi apenas um dos passos para você estudar em casa com vigor. Se você colocar em prática todo o seu planejamento, a aprovação será apenas uma questão de tempo.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo