Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como enquadrar o plano de aula a partir do plano de ensino?

Como enquadrar o plano de aula a partir do plano de ensino?

Olá, leitores!

Os planos de aula são negligenciados por muitos professores, porém, são eles que podem definir se uma aula será bem sucedida ou não. Os planos de aula são ferramentas para esclarecer e organizar a atuação do professor em uma determinada disciplina.

Eles servem para descrever os objetivos principais da matéria e a descrição dos pontos fundamentais a serem abordados – esse é o aspecto do esclarecimento, assim como serão os pontos de definição das ações a serem realizadas para se alcançar o objetivo, o tempo médio de cada ação e o respectivo cronograma – ponto de organização.

Por essas razões, os planos de aula devem ser levados a sério pelos educadores. Porém, eles só se tornam eficazes quando estão em congruência com o plano de ensino que eles pertencem.

Como enquadrar o plano de aula ao plano de ensino?

Plano de ensino é uma ferramenta que irá sistematizar e interligar todos os objetivos que um professor deseja alcançar no ensino de uma disciplina. Ele é útil para facilitar e organizar a atuação do professor durante o período letivo (ano/semestre).

Os planos de ensino servem como “mapas” para o professor durante o semestre. Com eles, o educador consegue visualizar com mais precisão o seu lugar no processo proposto e o cumprimento de metas/objetivos.

Um bom plano de ensino deve conter uma segmentação dos conteúdos a serem abordados, as metodologias de ensino propostas e uma avaliação dos conceitos e habilidades esperados para o aluno no curso da matéria, para que durante o processo e ao final deste, o professor possa fazer uma avaliação mais detalhada e abrangente do aproveitamento da disciplina.

Já o plano de aula é uma ferramenta próxima e pontual da atuação diária. Nele, o professor irá definir sua performance em cada aula.

Uma boa construção de um plano de aula requer que ele se enquadre e faça ser executado o plano de ensino. Nele serão descritas, detalhadamente, os métodos propostos no plano de ensino com o objetivo de alcançar todos os objetivos propostos para o período letivo.

Desafios do plano de ensino/plano de aula

professora-e-alunos

O desafio maior de um plano de ensino é cumprir a disciplina com um bom aproveitamento geral. O desafio do plano de aula é cumprir e fazer valer o plano de ensino na rotina de sala de aula.

Como é a recepção dos estudantes diante dos planos de aula e ensino?

Quando o professor elabora um plano de ensino e planos de aula e compartilha com os alunos, eles geralmente têm um resultado final favorável.

Essa relação acontece, porque quando um professor compartilha com os estudantes os objetivos da disciplina, o caminho e o modo de cumprimento, eles tem um maior esclarecimento da proposta acadêmica e conseguem, junto com o professor, se localizarem melhor no âmbito letivo, cumprir os objetivos e fazer uma autoavaliação com referências e requisitos mais precisos.

Qual é o nível de relação escola/professor para isso acontecer?

A relação professor/aluno nesse processo deve ser interativa e cooperativa, em que professores e alunos constroem juntos o caminho da disciplina, estando abertos ao compartilhamento de sugestões e críticas e a moldar os objetivos e métodos à realidade daquela sala de aula.

É preciso que os métodos e aproveitamentos sejam constantemente reavaliados juntos, na busca de soluções que otimizem o processo de ensino/aprendizado.

Quais são os benefícios dessa união?

A união professores e alunos na construção e modelagem dos planos de ensino e planos de aula são significativos para om processo, uma vez que ela permite com que os alunos compreenda melhor a disciplina e suas implicações, assim como o professor pode compreender a realidade dos alunos. Essa junção é essencial na construção de um plano de aula realmente eficaz.

E qual a sua opinião? O plano de aula funciona?

Deixe seu comentário.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo