Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como economizar ao comprar material escolar?

Como economizar ao comprar material escolar?

Olá, leitores!

Quando o assunto é economia se faz necessário pensar e repensar nos gastos, sobretudo porque estamos atravessando momentos difíceis em vários aspectos no Brasil, em especial sobre as problemáticas econômicas. Porém, para se preocupar com as dívidas, a compra de material escolar está no ranking dos maiores gastos. Para economizar nas compras de material escolar, é importante ter um raciocínio lógico e objetivo para não exceder os gastos e sofrer com consequências das dívidas.

O sistema de ensino brasileiro, principalmente na rede particular de educação determinam a quantidade de material didático que o estudante deve utilizar por ano. Há relatos de algumas listas com pedidos abusivos, nesses casos é necessário estar atento para não gastar mais do que se tem. Os primeiros passos dos pais é organizar os seguintes fatores: disponibilidade financeira, modalidades de pagamento, pesquisa por ponto comercial, preço e produto além de decidir em qual época das compras.

O que devo considerar na lista de material escolar?

Devem ser considerados os materiais básicos (livros, cadernos, lápis, régua e borracha), materiais de uso cotidiano do estudantes, os itens que devem ter maior durabilidade e que devem ser de melhor qualidade, caso contrário o produto barato pode sair bem caro. Pesquise as melhores marcas, preços e opções de pagamento pela internet. As compras online se tornam opções inteligentes no que diz respeito aos preços, produtos e promoções.

Como escolher bons produtos e menor preço?

Pesquisar preço, produto e promoção pela internet torna a busca mais efetiva no que diz respeito ao tempo, custo e benefício. Além de tudo, conta-se com o conforto da própria casa, sem filas e sem influências abusivas de alguns comércios convencionais.

O que não devo desconsiderar na lista de material escolar?

materiais-escolares

As listas de materiais escolares devem ser coerentes com o dia a dia dos estudantes, então, caso esteja presente na lista de seus filhos, kit de primeiros socorros, álcool, papel higiênico e outros que pareçam estranhos, não compre. Itens de limpeza e materiais de escritório é de responsabilidade da instituição e já é cobrado nas mensalidades ou impostos pagos em para as instituições públicas de ensino.

Como escolher o ponto comercial?

Separe uma hora no dia ou na semana, para planejar as compras de material escolar e, em seguida, buscar melhores pontos comerciais para realizar as compras. As lojas, sejam elas virtuais ou convencionais, devem seguir critérios mínimos para garantia de qualidade e dever com o cliente. Escolha sempre pontos bem comentados e que oferecem facilidades na forma de pagamento.

Como economizar na papelaria?

Uma sugestão eficiente é não levar crianças para acompanhá-los nas compras, pois elas são muito susceptíveis aos apelos do marketing. Para evitar gastos fúteis e desnecessários, faça um acordo com as crianças antes de sair de casa.

O planejamento financeiro em momentos de crise, como é o que estamos passando, pode livrar o senso de crise e transformá-lo em empreendedorismo. Para isto, é necessário observar que as pequenas mudanças em hábitos de compras, podem ser uma bela dica.

Colabore enriquecendo nossos conteúdos deixando sua participação nos comentários!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo