Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como é o método de ensino Waldorf?

Como é o método de ensino Waldorf?

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Sabia que hoje em dia existem vários métodos de ensino utilizados por educadores do mundo inteiro? E você conhece cada um deles? Então saiba mais aqui sobre o ou método de ensino Waldorf.

Neste método educacional, a clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação são alguns dos pontos enfatizados e a vivência deve preceder a teoria.

Como é o método de ensino Waldorf

  • Quem desenvolveu a ideia: o educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925).
  • O que diz: a vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua vida.
  • Foco: no aluno e no tutor.
  • Papel do professor: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. “Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar”, justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
  • Como se aprende: o ensino é dividido em ciclos de sete anos (de 0 a 7, de 8 a 14 e de 15 a 21 anos) e não há repetência, justamente para que as etapas de aprendizagem possam estar em sintonia com o ritmo biológico próprio de cada idade. Como não há provas, as avaliações são baseadas nas atividades diárias, que resultam em boletins descritivos sobre o comportamento, a maturidade e o aproveitamento dos estudantes.
  • Como se introduz um novo conceito: outra característica da pedagogia Waldorf é o ensino em épocas. Em vez de ter aulas de diversas disciplinas ao longo do dia ou da semana, o aluno passa quatro semanas apenas vendo uma única matéria. “Isso permite que o aluno lembre mais facilmente o que viu e aprofunde melhor os conteúdos”, diz Rheingantz.
  • Reflexos na sala de aula: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de atividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
  • Que tipo de indivíduo espera-se formar: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.

E aí, professor, você usa esse método de ensino? Qual é o seu?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo