Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como é o método de ensino comportamental?

Como é o método de ensino comportamental?

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Ao contrário de algum tempo atrás, hoje em dia existem vários métodos de ensino utilizados por educadores do mundo inteiro. Você conhece cada um deles? Então saiba mais sobre o Comportamentalismo ou método de ensino comportamental.

Esse é o método tradicional, o mais conhecido, onde o professor planeja, estimula e passa o conhecimento aos alunos que aprendem por memorização e repetição.

Como é o método de ensino comportamental

  • Quem desenvolveu a ideia: o psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
  • O que diz: que é possível modelar o indivíduo, condicionando seus comportamentos. Para tanto, devem-se utilizar os estímulos e reforços adequados. Segundo Skinner, todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Ou seja, um professor pode definir que resultado pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes os estímulos e recompensas adequados à medida que os alunos avançam.
  • Foco: nos conteúdos a serem transmitidos e no professor.
  • Papel do professor: o professor, ou até o livro didático, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor.
  • Como se aprende: por memorização e repetição. É como aquelas aulas de inglês em que a professora dizia: “Children, repeat after me…”? (crianças, repitam depois de mim…)
  • Como se introduz um novo conceito: o professor faz um planejamento e apresenta os conceitos. Algo do gênero: “Crianças, hoje vamos estudar as equações de segundo grau”.
  • Reflexos na sala de aula: as aulas, em geral, são expositivas, com o professor falando e a turma, de preferência, quieta. Erros são corrigidos imediatamente e recorre-se à repetição.
  • Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas com vasto saber enciclopédico. Indivíduos focados no trabalho, que correspondem às demandas e se ajustam bem aos ambientes.

E aí, professor, você usa esse método de ensino? Qual é o seu?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo