Como é avaliada uma Monografia
Olá pessoal!
O processo de avaliação de uma monografia é uma atividade comum no meio acadêmico. A utilização de um roteiro estruturado tem a função de auxiliar ao examinador e permitir uma discussão objetiva sobre algo palpável.
São identificados, alguns itens que devem ser avaliados numa monografia:
1 CAPA (Título): ?
1.1 Reflete o conteúdo?
1.2 As palavras utilizadas são apropriadas?
1.3 Está dentro das normas?
2 FOLHA DE ROSTO: ?
2.1 Existem as informações mínimas?
2.3 Está dentro das normas?
3 RESUMO:
3.1 O resumo contém todos os itens necessários e de forma adequada?
3.2 O resumo tem no máximo 500 palavras?
3.3 O resumo contem palavras-chave?
4 SUMÁRIO:
4.1 No sumário constam todas e seções e sub-seções numeradas da monografia?
4.2 A palavra SUMÁRIO, está centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada nos elementos pré-textuais?
4.3 Os elementos pré-textuais não estão no sumário?
5 INTRODUÇÃO:
5.1 Qual é o problema que está sendo respondido?
5.2 Qual a justificativa da pesquisa?
5.3 Qual ou quais o(s) objetivo(s) ou objeto(s) de estudo?
5.4 Qual ou quais as hipóteses levantadas? (somente p/ pesquisa direta)
5.5 Foi colocada a metodologia empregada? (somente p/ pesquisa indireta
6 REVISÃO DE LITERATURA:
7.1 Foram esquecidos artigos históricos ou clássicos?
7.2 Foi obedecida uma seqüência lógica?
7.3 Foi descrito todos os itens para cumprir os objetivos levantados?
7 METODOLOGIA:
(Somente p/ pesquisa direta)
7.1 Qual o sujeito da pesquisa?
7.2 Qual ou quais o(s) métodos utilizados?
7.3 Qual ou quais o(s) matérias utilizados?
7.4 Qual ou quais o(s) procedimentos utilizados?
8 RESULTADOS:
(Somente p/ pesquisa direta)
8.1 Os resultados são apresentados de forma apropriada?
8.2 As tabelas, gráficos, quadros são necessários e adequados?
9 DISCUSSÃO:
(Somente p/ pesquisa direta)
9.1 Foram enfatizado os principais resultados?
9.2 Foram discutidas as limitações do estudo?
9.3 Foram discutidos as forças e fraquezas em relação a outros estudos, discutindo as diferenças entre os estudos?
9.4 Qual o significado do estudo?
10 CONCLUSÃO: ?
10.1 Estão adequadas e corretas? Estão de acordo com os objetivos? Estão de acordo com os métodos? Estão de acordo com os resultados?
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ?
11.1 Um autor
SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s). Título da obra em negrito: sub-título da obra. Cidade: Editora, ano.
11.2 Dois autores
SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor; SOBRENOME DO 2º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 2º autor. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.
11.3 Três autores
SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor; SOBRENOME DO 2º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 2º autor; SOBRENOME DO 3º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 3º autor. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.
11.4 Mais de três autores
SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor. Expressão et al. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.
11.5 Artigos de revista
SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s). Título do artigo. Título da revista em negrito, Cidade, volume (exemplo v.7), numero (exemplo n. 10), páginas do artigo ( exemplo p. 52-70), data da revista ( exemplo jan. 1990 ou jan-mar. 1990).
11.6 Em caso de livros, trabalhos acadêmicos, artigos, resumos, atas, anais e trabalhos apresentados disponíveis na internet.
Utiliza-se os mesmos critérios dos meios convencionais, seguidos da expressão Disponível em: Logo após endereço completo da página (exemplo <http:www.npd.ufes.br/cursos/default.html>). Por ultimo, vem a expressão Acesso em: Seguido da data do acesso (exemplo 25 jun. 2004).
Além dos itens acima apresentados deve-se observar:
- Os erros ortográficos e de concordância são acidentais?
- O estilo de redação é direto, claro e objetivo?
- A seqüência de raciocínio utilizado é lógica e faz sentido?
- Com que profundidade o tema é abordado?
- O que dizem as entrelinhas?
Avaliação da Apresentação
1 Durante a apresentação foi exposto com clareza:
- O problema
- A justificativa
- Os objetivos
- A hipótese (somente p/ pesquisa direta)
- A metodologia
- Os resultados (somente p/ pesquisa direta)
- A discussão (somente p/ pesquisa direta)
- A conclusão
2 Durante os comentários da banca examinadora:
- Os argumentos foram claros?
- Mostrou domínio do conteúdo?
- Soube esclarecer as dúvidas expostas pela banca?
De acordo com o presente roteiro atribuir o conceito conforme o quadro abaixo: sendo
- 5 pontos referentes ao material escrito
- 5 pontos para a apresentação
Conceito A – de 9,0 a 10,0
Conceito B – de 7,0 a 8,9
Conceito C – de 5,0 a 6,9
Conceito D – de 3,1 a 4,9
Conceito E – de 0,00 a 3,0
Até logo!
-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!