Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como é avaliada uma Monografia

Como é avaliada uma Monografia

Olá pessoal!

O processo de avaliação de uma monografia é uma atividade comum no meio acadêmico. A utilização de um roteiro estruturado tem a função de auxiliar ao examinador e permitir uma discussão objetiva sobre algo palpável.

São identificados, alguns itens que devem ser avaliados numa monografia:

1 CAPA (Título): ?

1.1 Reflete o conteúdo?

1.2 As palavras utilizadas são apropriadas?

1.3 Está dentro das normas?

2 FOLHA DE ROSTO: ?

2.1 Existem as informações mínimas?

2.3 Está dentro das normas?

3 RESUMO:

3.1 O resumo contém todos os itens necessários e de forma adequada?

3.2 O resumo tem no máximo 500 palavras?

3.3 O resumo contem palavras-chave?

4 SUMÁRIO:

4.1 No sumário constam todas e seções e sub-seções numeradas da monografia?

4.2 A palavra SUMÁRIO, está centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada nos elementos pré-textuais?

4.3 Os elementos pré-textuais não estão no sumário?

5 INTRODUÇÃO:

5.1 Qual é o problema que está sendo respondido?

5.2 Qual a justificativa  da pesquisa?

5.3 Qual ou quais o(s) objetivo(s) ou objeto(s) de estudo?

5.4 Qual ou quais as hipóteses levantadas? (somente p/ pesquisa direta)

5.5 Foi colocada a metodologia empregada? (somente p/ pesquisa indireta

6 REVISÃO DE LITERATURA:

7.1 Foram esquecidos artigos históricos ou clássicos?

7.2 Foi obedecida uma seqüência lógica?

7.3 Foi descrito todos os itens para cumprir os objetivos levantados?

7 METODOLOGIA:

(Somente p/ pesquisa direta)

7.1 Qual o sujeito da pesquisa?

7.2 Qual ou quais o(s) métodos utilizados?

7.3 Qual ou quais o(s) matérias utilizados?

7.4 Qual ou quais o(s) procedimentos utilizados?

8 RESULTADOS:

(Somente p/ pesquisa direta)

8.1 Os resultados são apresentados de forma apropriada?

8.2 As tabelas, gráficos, quadros são necessários e adequados?

9 DISCUSSÃO:

(Somente p/ pesquisa direta)

9.1 Foram enfatizado os principais resultados?

9.2 Foram discutidas as limitações do estudo?

9.3 Foram discutidos as forças e fraquezas em relação a outros estudos, discutindo as diferenças entre os estudos?

9.4 Qual o significado do estudo?

10 CONCLUSÃO: ?

10.1 Estão adequadas e corretas? Estão de acordo com os objetivos? Estão de  acordo com os métodos? Estão de acordo com os resultados?

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ?

11.1 Um autor

SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s). Título da obra em negrito: sub-título da obra. Cidade: Editora, ano.

11.2 Dois autores

SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor; SOBRENOME DO 2º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 2º autor. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.

11.3 Três autores

SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor; SOBRENOME DO 2º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 2º autor; SOBRENOME DO 3º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 3º autor. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.

11.4 Mais de três autores

SOBRENOME DO 1º AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s) do 1º autor. Expressão et al. Título da obra em negrito. Cidade: Editora, ano.

11.5 Artigos de revista

SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura(s) do(s) nome(s). Título do artigo. Título da revista em negrito, Cidade, volume (exemplo v.7), numero (exemplo n. 10), páginas do artigo ( exemplo p. 52-70), data da revista ( exemplo jan. 1990 ou jan-mar. 1990).

11.6 Em caso de  livros,  trabalhos  acadêmicos, artigos,  resumos,  atas,  anais   e  trabalhos apresentados  disponíveis  na  internet.

Utiliza-se os mesmos critérios dos meios convencionais, seguidos da expressão Disponível em: Logo após endereço completo da página (exemplo <http:www.npd.ufes.br/cursos/default.html>). Por ultimo, vem a expressão Acesso em: Seguido da data do acesso (exemplo 25 jun. 2004).

Além dos itens acima apresentados deve-se observar:

  • Os erros ortográficos e de concordância são acidentais?
  • O estilo de redação é direto, claro e objetivo?
  • A seqüência de raciocínio utilizado é lógica e faz sentido?
  • Com que profundidade o tema é abordado?
  • O que dizem as entrelinhas?

 Avaliação da Apresentação

1 Durante a apresentação foi exposto com clareza:

  • O problema
  • A justificativa
  • Os objetivos
  • A hipótese (somente p/ pesquisa direta)
  • A metodologia
  • Os resultados (somente p/ pesquisa direta)
  • A discussão (somente p/ pesquisa direta)
  • A conclusão

2 Durante os comentários da banca examinadora:

  • Os argumentos foram claros?
  • Mostrou domínio do conteúdo?
  • Soube esclarecer as dúvidas expostas pela banca?

De acordo com o presente roteiro atribuir o conceito conforme o quadro abaixo: sendo

  • 5 pontos referentes ao material escrito
  • 5 pontos para a apresentação

Conceito A – de 9,0 a 10,0
Conceito B – de 7,0 a 8,9
Conceito C – de 5,0 a 6,9
Conceito D – de 3,1 a 4,9
Conceito E – de 0,00 a 3,0

Até logo!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo