Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como desenvolver a inclusão escolar?

Como desenvolver a inclusão escolar?

Olá, leitores!

A inclusão escolar já é algo desenvolvido em muitas escolas, principalmente nas escolas públicas, o governo se preocupa com o bem-estar das crianças que precisam de cuidados especiais e também percebe a importância de mantê-los no convívio social. A inclusão escolar é importante em vários aspectos, é bom para o aluno que poderia estar excluído e até sem ir a escola, é bom também para as outras crianças.

O convívio social com crianças é muito importante e, é claro, que não podemos referir só as crianças, os adolescentes e jovens também convivem com pessoas que precisam de cuidados especiais. A inclusão escolar é necessária para que todos cresçam sabendo respeitar as diferenças. Convivendo com as dificuldades do próximo, a criança e o adolescente tornam-se um adulto melhor.

São muitas as vantagens da inclusão escolar, ela é necessária para todos, mas conseguir desenvolvê-la não é uma tarefa fácil. Até que todos aceitem e consigam conviver dessa forma, é necessário muito cuidado, atenção e respeito. Vamos mostrar 7 dicas para desenvolver a inclusão escolar, para você que trabalha em uma escola que ainda não desenvolve esse projeto de inclusão. Veja e aprenda a melhor forma de fazer essa integração:

1º dica – Conheça a lei. Saber a lei é importante, não só os professores e a escola deve ter conhecimento sobre isso, mas os pais das crianças também devem saber. A lei ampara o aluno com deficiência na escola e, por isso, não aceitar alunos com deficiência é considerado crime. Todos têm o direito de estar na escola, independente da limitação. Você precisa saber os direitos da crianças e do adolescente para exigir e andar dentro da lei.

2º dica – Acolha. Nem sempre será fácil fazer com que todos os alunos acolham a criança ou adolescente que chega na escola, muitas vezes eles tem dificuldade de acolher alunos novos que chegam. Mas o professor e a escola precisam incluir, precisam mostrar ao aluno com necessidades especiais que ele é importante e que estão dando atenção para ele. Mesmo assim, é bom ter cuidado, essas crianças não gostam de ser tratadas com muita diferença, por isso, acolha, mas não trate diferente dos outros alunos.

3º dica – Se envolva e conheça o aluno. A escola precisa desenvolver uma boa inclusão escolar e, para isso é necessário conhecer os alunos especiais e o que eles precisam. Peça para os pais compartilharem as características do seu filho, o que ele gosta, o que não gosta, as dificuldades e outros fatores. Conhecer o aluno é importante para que a inclusão seja feita de forma correta e com muito cuidado.

4º dica – Estude. Assim que conhecer o aluno e conversar com os pais sobre as dificuldades e o problema que a criança apresenta é importante se inteirar sobre o assunto. O aluno pode ter dislexia, pode ter síndrome de down ou qualquer outra necessidade especial que demanda mais atenção. Por esse motivo os professores, coordenadores e diretores da escola precisam estudar o assunto, pesquisar e entender a deficiência da criança e como ela pode ser ajudada.

5º dica – Lide com a diferença mostrando aos alunos. É importante envolver os alunos na inclusão escolar e, por isso, você precisa trabalhar esse aspecto. Mostre aos alunos que é natural ser diferente e que ninguém é igual, esse trabalho com os alunos pode ajudar bastante na inclusão escolar de outras crianças.

pessoas-inclusao-social

6º dica – Use recursos diferentes na sala. É importante valorizar os recursos que a escola disponibiliza para os alunos, um material diferente e especializado para os alunos com deficiência pode ajudar muito mais na aprendizagem. Se na sua escola não tem recursos para esses alunos, faça alguns você mesmo, mesmo assim converse com a coordenação, uma escola inclusiva precisa ter recursos para esses alunos.

7º dica – Estimule a convivência. De nada adianta fazer a inclusão escolar, mostrar aos alunos que é preciso respeitar a diferença e acolher se a convivência não é estimulada. A criança ou adolescente com necessidade especial pode não gostar da escola porque, mesmo estando com outros alunos, ele não tem convivência com eles. Por isso estimule a convivência entre os alunos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo