Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como criar um cronograma de estudo completo?

Como criar um cronograma de estudo completo?

Olá!

O cronograma de estudo não funciona apenas para as pessoas que tem dificuldade de se concentrar nos estudos, não é apenas para as pessoas que precisam estudar para um vestibular ou concurso público. O cronograma de estudo é para a vida toda, ele vai te ajudar de diversas maneiras e pode ter certeza que você será muito mais feliz se tiver um plano de estudos.

Pensando nisso resolvemos te ajudar e mostrar como você deve criar um cronograma de estudos completo, dessa forma você vai aproveitar melhor o seu tempo. Quem estuda sabe muito bem que muitas vezes durante o estudo o tempo é perdido, você se perde com mais facilidade depois de longas horas. Mas com o cronograma de estudo essa distração não irá acontecer e você vai poder aproveitar melhor o tempo e até parar de estudar mais cedo.

Como funciona

Com o cronograma você terá o tempo certo de fazer cada coisa, o tempo de estudar uma determinada matéria, o tempo de estudar outra matéria, o tempo de descansar, entre outras coisas. Mas não dá apenas para fazer um cronograma pensando no momento que você tem disponível para estudar e no que precisa ver durante esse período. Existem formas certas de criar o plano de estudos.

Você precisa saber como estudar, como dividir seu tempo de forma correta para não atrapalhar o andamento do estudo. É preciso descansar um pouco, ter o tempo de esfriar a cabeça e depois voltar com tudo, é assim que funciona um bom cronograma de estudo e vamos te ensinar como criar um agora.

Criando o plano de estudos

Para começar você precisa definir sua rotina, veja qual a melhor hora para levantar, uma hora que não vai te deixar muito cansado. Escolha a hora certa de almoçar e fazer outras coisas como tomar banho, ir para a academia, escola ou faculdade, hora de dormir e outras coisas. Definindo esses horários fica mais fácil preencher os espaços vazios com o estudo. Toda essa rotina estará dentro do cronograma de estudos, mas será mais fácil começar dessa forma.

Assim que definir seus horários para fazer as coisas essenciais e de sobrevivência você já pode começar a observar os estudos. Veja o que precisa estudar, quantas matérias e o que precisa ver em cada uma delas, o indicado é estudar cerca de 40 minutos uma matéria e dar um tempinho, cerca de 10 minutos já está bom. Depois desse tempo, estude mais 40 minutos, mas outra matéria.

Não fique apenas em uma coisa, se você estudou matemática primeiro, passe para biologia que é uma matéria mais leve e não exige tanto raciocínio. Dê uma pausa novamente e dessa vez um pouco maior, de 20 a 30 minutos dependendo do seu tempo. Aproveite essa pausa para levantar, esticar o corpo, se alongar, beber uma água, ir ao banheiro e fazer outras coisas.

É importante dar essas pausas e estudar pouco menos de uma hora, porque estudos já mostraram que a capacidade de concentração diminui muito depois de uma hora estudando a mesma coisa. É por isso que você precisa fazer o cronograma de estudo baseando nisso, você vai conseguir render muito mais e aprender muito mais.

Estude cerca de 40 a 50 minutos e dê pausas de 10 minutos ou um pouco mais, depois de um longo dia de estudo separe cerca de 30 a 20 minutos para rever tudo o que aprendeu no dia. É indicado também não estudar muitas matérias em um só dia, escolha cerca de 3 por dia, você pode voltar na matemática depois de ter estudado a biologia. O importante é dar uma pausa para desacelerar os estudos e não estudar muitas matérias para não confundir.

Ah! E no final da semana na sexta ou até no sábado dê uma olhada em tudo o que estudou para não perder o pique e esquecer. Isso é muito importante e vai te ajudar demais. Agora que já demos as dicas é só montar seu cronograma de estudo, pois você já sabe como estudar.

Não se esqueça, estudar é muito bom e você pode usar esse método para sua vida, principalmente se um dia você começar a trabalhar com seu próprio negócio e em casa. Você vai precisar desse cronograma para não se perder, nessa hora o rendimento é muito importante e quanto mais você render melhor será para você.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe também com as pessoas que precisam de um cronograma de estudo para fazer uma prova, vestibular, concurso ou passar na escola no final do ano.

Bons estudos!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo