Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Como contar uma boa história?

Como contar uma boa história?

Olá leitores do Canal do Ensino,

Levanta a mão quem não gosta de uma boa história? Seja ela curta, longa, dramática, engraçada, para passar o tempo, para pensar, não importa. As histórias nos fazem viajar, conhecer outros mundos e emoções sem sair do lugar. Mas você sabe como contar uma boa história?

Você pode não ter estado no lugar onde a história se passa, pode não ter vivido a mesma situação, mas se o contador for bom, ele te leva com ele, ao ponto de você nem saber se a história é real ou criação.

Na verdade, se o relato for envolvente, nem interessa mais se os fatos são concretos ou imaginários. O que importa é embarcar numa boa história. Mas, afinal, o que é uma boa história?

Como contar uma boa história

Uma história que prende a atenção tem pelo menos três características principais, não necessariamente por ordem de importância ou execução:

Organização das ideias

Não é exatamente o começo, meio e fim que a professora do primário ensinou. Afinal nem sempre o começo precisa ser o começo; a história pode iniciar pelo fim. Por que não? Não tem certo e errado.

Um bom enredo

É aquilo que sustenta o texto, como se fosse o esqueleto, a base, e que está ligado diretamente aos personagens. De nada adianta um bom personagem se a história que ele reproduz é fraca.

Um bom contador

Esteja ele em primeira ou terceira pessoa. Quem não conta uma história com expressividade, com vida e energia, perde uma boa oportunidade de emocionar o outro.

Histórias servem pra tocar, já que há sempre um interesse, uma intenção. A propaganda quer vender, campanhas querem educar, no teatro, querem divertir; no circo, entreter. Quando um amigo te conta uma história ele pode desejar atenção; no mínimo, interação. Histórias ligam as pessoas, conectam um ao outro, servem para transmitir conceitos ou até são apenas um desabafo.

Histórias nos alimentam, confortam; criam identificação, empatia. Tem história pra todo tipo de gosto, pra todo tipo de gente.

E o melhor aspecto das histórias é que elas jamais envelhecem, porque podem ser sempre recontadas e qualquer pessoa, de todas as idades, sem exceção, pode contar uma história. Todo mundo é criador desde sempre. É só começar.

Conte uma história, conte sua história. Isso só tem a acrescentar na sua vida.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo