Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Veja os tipos e como conseguir uma Bolsa de Estudo

Veja os tipos e como conseguir uma Bolsa de Estudo

Não é só em universidades públicas que você consegue fazer faculdade grátis. Existem vários recursos que você pode utilizar para concretizar este sonho.

O método mais óbvio de fazer faculdade gratuita é, logicamente, passar no vestibular em uma universidade pública. Mas isso é praticamente inalcançável para muitos, pois os mais ricos têm acesso aos melhores cursinhos de pré-vestibular e costumam ocupar a grande maioria das cadeiras nas universidades públicas. Bolsas de estudo são a melhor maneira de conseguir fazer faculdade grátis. Existem tantos programas de bolsa de estudo do governo que hoje só não faz faculdade quem não quer.

PROUNI

Eu conheço uma pessoa que, mesmo com mais de 35 anos de idade, conseguiu fazer faculdade de direito grátis graças a uma bolsa de estudo do Prouni.

Prouni é um programa do Governo Federal que concede bolsa de estudo totais ou parciais para alunos de renda baixa em instituições privadas de ensino superior. O Prouni Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos integrais para alunos que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos. O programa também concede bolsas de estudos parciais para aqueles que venham de famílias que ganhem até 3 salários mínimos.

Quem seleciona os alunos para as bolsas de estudos é o MEC utilizando para isso a nota atingida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se sobrarem vagas, as próprias faculdades e universidades podem fazer a seleção. Estima-se que até 2015 apenas o Prouni terá permitido a educação de mais de 10 milhões de novos profissionais com nível superior até 2015.

FIES

O Sérgio, um dos colaboradores do aqui no HypeScience, conseguiu completar o curso de administração grátis na PUC-SP através de bolsa de estudos do FIES.

Criado em 1999, o Programa de Financiamento Estudantil fornece bolsa de estudos de graduação no Ensino Superior daqueles alunos não podem bancar os custos de sua formação e estejam matriculados em instituições privadas com cadastro no Programa e com avaliação positiva nos processos do MEC.

Em 2005, o FIES passou a oferecer bolsas de estudo também a estudantes aprovados pelo Prouni e pagam 50% .

Apenas em 2006 foram quase 450 mil estudantes que receberam este tipo de bolsas de estudos do Prouni.

CNPq

Como conseguir uma bolsa de estudos de outra maneira? Mais uma maneira de conseguir bolsa de estudo é trabalhar na universidade de alguma forma, por exemplo, em algum setor no campus. Trabalhar com pesquisa científica pode levar à concessão de uma bolsa de estudos pelo CNPq oferecida para desenvolvimento da ciência.

Outra forma de bolsa de estudos oferecida é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Dirigir o estudo para pesquisas científicas também pode render bolsas de estudo como as oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico).

bolsa de estudos da CAPES também é voltada para o desenvolvimento científico, mas é oferecida apenas para alunos de pós-graduação.

Bolsas nas universidades particulares

Digamos que você não tenha conseguido nenhum dos recursos citados acima. Universidades e faculdades de todo o país oferecem bolsas de estudo para mais da metade de seus alunos em forma de descontos para conter a inadimplência.

Existem, nestas empresas, vários tipos de desconto nas mensalidadesBolsa-idadebolsa-mérito (notas boas),bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.

Já na matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos para aquele caso. Eles fazem qualquer negócio para manter o aluno. Inclusive notas boas no vestibular podem render bolsas de estudo.

Bolsas de estudos Restituíveis e Financiamento Estudantil

Este é o seu último recurso, mas mesmo assim muitas pessoas o utilizam. Consistem em um empréstimo que pode ser feito por um banco (procure o seu gerente) ou pela própria instituição de ensino. Se a Bolsa de estudo é total ou parcial, isso dependerá dos critérios da instituição que fornece. Em todos os casos o pagamento começa a ser feito poucos anos após o término do curso, mês a mês. No caso das bolsas de estudos oferecidas pelas universidades, estas costumam serem concedidas a alunos com melhor rendimento em notas, presença, participação, etc.

Em um destes critérios você certamente vai se encaixar. Do contrário significa que está sobrando dinheiro no seu bolso e você pode pagar sem pestanejar. Como você pôde comprovar, hoje no Brasil, só não faz faculdade grátis quem não quer.

Fonte: Mundo Vestibular

 

 

 

Guia de Educação, compartilha notícias sobre cursos grátis, livros grátis, vídeo aulas, dicas para professores e estudantes, bolsa de estudo, educação 3.0 entre outros.

comentários (6)

  • D. A.

    só isso??? por isso o brasil está nesse fracasso

    Responder
  • vanderlucia

    gostaria de saber como ,pelo menos entrar para tentar uma bolsa de estudo,nao consigo me cadrastar,

    Responder
  • Mari

    Olá, gostaria de saber o seguinte: concluí o ensino médio através do ENEM e agora estudo em uma universidade federal. A Capes liberou para os cursos de licenciatura o programa PLI onde alunos de licenciatura podem cursar uma graduação sanduíche no exterior. Acontece que no edital fala ser um programa social e por isso somente alunos que estudaram em escola pública podem concorrer a essa bolsa. Com meu certificado de conclusão pelo Enem, eu poderia concorrer a esta bolsa do PLI? Agradeço a atenção.

    Responder
  • Bianca

    Bom, eu tenho FIES que me dá apenas 50% o que eu acho um absurdo já que irei pagar mesmo… O pior é que não posso trabalhar por causa do estágio de enfermagem que não é remunerado. Tá difícil viu.

    Responder

Deixe um comentário

Cursos 24 Horas

© 2012-2014 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo