Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir bolsas de estudo em universidades estrangeiras?

Como conseguir bolsas de estudo em universidades estrangeiras?

Olá pessoal!

Estudar no exterior é uma experiência extremamente enriquecedora e isso não há quem duvide. Não importa se é um curso rápido ou mais longo, quando se trata de uma nova cultura, os ganhos são muitos, tanto pessoais quanto profissionais.

E é justamente por isso que cada vez mais brasileiros tem se interessado por cursos de graduação e pós-graduação no exterior. Além das vantagens descritas acima, há ainda a possibilidade de adquirir conhecimento direto da fonte e ter aula com professores renomados – em alguns casos, até mesmo com prêmio Nobel.

O sonho, no entanto, exige um planejamento pessoal e financeiro bem detalhados, já que o valor de um curso de graduação em uma universidade média dos Estados Unidos pode chegar a US$ 30 mil por ano. Se a opção for a pós-graduação, os preços são ainda mais altos. O mestrado executivo na Booth School of Business, a escola de negócios da Universidade de Chicago, por exemplo, sai por US$ 168 mil. Mas, preste atenção, os gastos com passagem aérea, moradia, alimentação e transporte não estão inclusos.

Dessa forma, uma das melhores opções para se estudar fora é focar e investir em uma bolsa de estudo. Basta ter determinação e as qualificações certas. Há oportunidades de estudo para dar aulas, melhorar idioma e, claro, para graduação e pós-graduação.

As bolsas são, geralmente, oferecidas por organizações governamentais e privadas brasileiras e estrangeiras, em parceria com algumas universidades. O objetivo é incentivar a educação e melhorar o nível de qualificação brasileiro.

Para quem quer saber como estudar no exterior, a dica é procurar programas renomados, como:

como-estudar-no-exterior

Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é voltado para alunos brasileiros da rede pública de ensino que são reconhecidos em suas comunidades como líderes. Os selecionados participam de um programa de três semanas nos Estados Unidos que inclui passeios e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico concede bolsas em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Há oportunidades para graduação sanduíche, doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, estágio, treinamentos etc.

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior oferece bolsas em vários países. O foco é em doutorado, doutorado sanduíche, pesquisa pós-doutoral, estágio sênior, entre outros programas.

OTS

O Orange Tulip Scholarship (OTS) Brazil concede bolsas de estudo integrais e parciais exclusivamente pra brasileiros que querem estudar na Holanda. As oportunidades são para diversas universidades e programas do país – cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado.

Fundación Carolina

Um dos programas mais tradicionais do mundo é oferecido pela Fundación Carolina. As bolsas são para a Espanha e os programas variam de pós-graduação, doutorado e mobilidade de professores brasileiros até cursos de verão, entre outros.

Fundação Estudar

Os brasileiros têm oportunidades oferecidas, ainda, pela Fundação Estudar. Os interessados em cursar graduação, intercâmbio, duplo diploma, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no exterior podem entrar diretamente no site da organização para verificar os requisitos.

Outras organizações também oferecem bolsas de estudos em universidades estrangeiras. A dica é procurar em sites ou agências especializadas para encontrar as vagas que mais se encaixam no seu perfil.

Aproveite!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo