Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como aprender inglês escutando música

Como aprender inglês escutando música

Olá Leitores do Canal,

Todas as pessoas do mundo gostam de música e têm o seu estilo favorito, seja ele rock, pop, reggae, enfim, aquele que lhe agrada mais os ouvidos. Então, por que não unir o útil ao agradável e aprender um novo idioma com essas músicas?

Esse é um método que, todo mundo que tem interesse em aprender inglês, pode utilizar. É fácil, divertido e não requer aulas e nem professor. Basta tocar a playlist escolhida.

As músicas estão cheias de informação e expressões, muitas vezes utilizadas somente em seu país de origem e por isso não farão sentido quando transcritas para o português. Por isso, é interessante que, a cada expressão ou palavra desconhecida que apareça, haja uma pesquisa por parte do ouvinte. Só assim, ele poderá entender por completo o sentido da frase e a ideia que o compositor quis passar.

Dicas para aprender inglês com músicas

– Uma das coisas que deve ser lembrada é que cantores britânicos e americanos possuem diferentes sotaques e, a mesma palavra pronunciada de duas formas, pode confundir a cabeça do ouvinte. Portanto, escolher a nacionalidade dos cantores antes de começar o estudo é uma dica que pode ser útil para o aprendizado.

– Escute atentamente a música inteira, sem interrupções, aproveitando aquele momento. Quando escutamos uma música que nos agrada, acionamos a região do cérebro que é responsável pelo sentimento de prazer. O mesmo acontece quando comemos um chocolate ou qualquer alimento saboroso. Por isso, nossos ouvidos ficam “abertos” e atentos ao som que ela produz.

– Antes de ler a letra, tente escutá-la e transcrevê-la em uma folha. Provavelmente, você terá que parar a música e voltar várias vezes, em função das palavras mais complicadas de entender. É natural que isso aconteça.

– Procure a letra, leia e observe os erros de ortografia que teve, ao tentar transcrevê-la. Esses erros é o que fazem o aluno aprender, efetivamente, a escrever corretamente as palavras.

– Traduza a letra, primeiramente, sem a ajuda de um dicionário ou as ferramentas online disponíveis. Quanto mais palavras você conseguir, sem pesquisar, melhor será. Assim, você pode notar o seu crescimento, já que em toda música você aprenderá palavras novas, até que pesquisar não será mais necessário.

– Cante junto com a música e treine também a sua pronúncia.

O fato de escutar uma música e entender imediatamente o que ela está tentando dizer pode trazer um prazer inenarrável. O mesmo funciona com filmes e seriados assistidos sem legenda, por exemplo.

O método da música se torna interessante, porque é acessível a todos e, comprovadamente, é eficiente e funcional. Ele pode tanto ser um complemento às aulas regulares de inglês, onde muitos professores já levam músicas e as usam como forma de exercitar o aluno, como pode ser aplicado sozinho.

Aprender inglês pode ser fácil e divertido. Basta escolher suas músicas internacionais favoritas e colocar as dicas em prática. Afinal, escutar uma boa música nunca é demais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo