Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Como aplicar o Edutainment nas escolas?

Como aplicar o Edutainment nas escolas?

Olá, leitor!

Nesses dias repletos de estímulos, informações e tecnologias diferentes, a escola se vê na necessidade de mudar sua mentalidade de ensino, de modo a acompanhar e se adaptar às novas formas de comunicação.

É nesse aspecto que surgem os Edutainments, que são práticas que se utilizam das tecnologias e tendências do entretenimento a seu favor no processo de educação. São métodos ainda pouco frequentes, porém muito apreciadas pelos que as adotam.

O que é Edutainment?

A escola é um espaço onde se convergem diversas e complexas realidades, o que pode tornar os métodos de ensino em processos complicados e, em algumas situações, ineficazes, quando não levam em conta essa multiplicidade de subjetividades que ali emergem. Não obstante que, por muito tempo, a escola era considerada um espaço extremamente conservador e inflexível.

Por outro lado, muitos educadores tem observado a realidade das escolas e de seus alunos de maneira mais sensível e modificando suas concepções de processo de ensino e o espaço da escola e é no processo de sensibilização às realidades múltiplas que os professores têm percebido a importância de se acompanhar e se adaptar às mudanças constantes da sociedade.

É de muitos anos que os estudos pedagógicos têm dado ênfase e refletido sobre o uso dos instrumentos lúdicos no processo de ensino/aprendizagem. As primeiras referências de uma criança, são aprendidas através da brincadeira, assim como sua potência em estimular a imaginação e o pensamento abstrato. Baseado nesses estudos e na necessidade de adaptação às realidades atuais, o Edutainment é uma maneira pedagógica que diz respeito aos métodos de ensino que se utilizam de ferramentas úteis para ensinar e divertir o aluno.

O Edutainment é fundamental para as crianças na formação de indivíduos que sejam críticos e autônomos, uma vez que, pela brincadeira, podemos estimular as crianças a desenvolverem capacidades como a atenção, a memorização, a imaginação, imitação, pensamento lógico e resolução de problemas, dentre outras habilidades fundamentais.

Como aplicar Edutainment na sala de aula?

alunos-felizes

Uma sugestão é de utilizar da aplicação de jogos que proporcionem a aprendizagem. A utilização de jogos como forma de ensino podem potencializar o desenvolvimento de  competências nos estudantes como as de planejamento antecipado de ações, organização interna para alcançar objetivos, seleção criteriosa, interpretação de informações em diferentes contextos e perspectivas, tomadas de decisão com rapidez e clareza, enfrentamento de situações-problema, estímulo à empatia (colocar-se no lugar do outro) e socialização de decisões, além de habilidades cognitivas como destreza, coordenação motora, rapidez, força e concentração.

Pensar o Edutainment também nos leva a refletir sobre o uso das tecnologias em sala de aula. Muitos professores resistem e proíbem o uso de determinadas tecnologias que já fazem quase que inteiramente parte da vida do estudante e professor, como o laptop e o celular, porém, quando pensamos em uma educação que se molda e se adapta à realidade cotidiana, também consideramos que, talvez, essas tecnologias sejam úteis na melhoria do processo de aprendizagem.

Muitas vezes tais tecnologias são vistas como obstáculos, ferramentas que competem com o professor a atenção do aluno. É verdade que um computador é capaz de armazenar informações e transmiti-las também, porém um computador não é capaz de relacionar às informações à realidade externa nem transformá-las. Logo, um computador não é capaz de substituir a presença de um professor no processo de ensino.

É com esse pensamento que cabe ao professor pensar de que maneira essas tecnologias influenciam a atenção e concentração do aluno e utilizá-las como aliadas, como mais uma forma de transmitir o conhecimento e aumentar as interações pedagógicas em sala de aula.

Qual a sua opinião sobre o aplicar o Edutainment nas escolas? Acha que funcionaria? Deixe a sua opinião!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo