Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como aplicar a psicologia em sala de aula

Como aplicar a psicologia em sala de aula

Olá, leitores!

A psicologia é muito importante, muitas pessoas têm receio de procurar esse profissional, mas ele pode ajudar muito em algumas situações. Existem muitos professores que também são formados em psicologia e trabalham de forma diferente com os alunos, esse trabalho é muito interessante e pode ajudar muito as crianças e adolescentes, tanto na escola como na vida pessoal.

Se você é professor e quer saber como aplicar a psicologia em sala de aula não deixe de acompanhar esse artigo, vamos mostrar algumas formas de trabalhar com os alunos nessa área. Pode ter certeza que verá a diferença no trabalho rapidamente. Mas antes de falar sobre como aplicar a psicologia em sala de aula é importante entender o que é psicologia.

A psicologia

Essa é uma ciência que estuda o comportamento do indivíduo e as funções mentais, ela estuda e tenta compreender a atitude de uma pessoa. Ela estuda também os processos fisiológicos, biológicos e também as funções cognitivas. No curso o profissional aprende a interpretar e perceber os conceitos de atenção, emoção, motivação, a personalidade, inteligência, relacionamentos, funcionamento do cérebro, entre outros fatores.

Percebeu como a psicologia tem tudo a ver com a escola e pode ajudar muito os alunos? Conseguir compreender melhor o aluno calado que tem muita dificuldade ou o aluno que não tem motivação é importante. Por esses e outros motivos você deve aplicar a psicologia em sala de aula, mas ai surge a dúvida, como fazer isso sem conhecer a área?

Não será muito complicado, uma dica que podemos dar é fazer um curso rápido, procure na internet ou até perto de você algum curso relacionado a essa área. É possível aprender muito em cursos assim, dessa forma será mais fácil aplicar a psicologia em sala de aula. Mas essa não é a nossa única dica, fizemos uma pequena lista com dicas interessantes que você pode aderir em sua escola, pode ter certeza que, conhecendo mais seus alunos, será muito mais fácil trabalhar com eles:

1 – Fale sobre o assunto: Não comece a trabalhar a psicologia em sala de aula antes de falar sobre ela, você pode dar uma explicação rápida sobre o assunto como falamos, faça uma aula diferente, crie slides para mostrar um pouco como funciona o trabalho do psicólogo. Esse assunto deve ser tratado antes de começar a aplicar em sala de aula, muitos alunos não fazem ideia do que é e, como falamos no início, muitos tem preconceito.

psicologa-segurando-papeis

2 – Conheça seus alunos: Muitas vezes é complicado conversar com todos os alunos individualmente, mas é possível aprender um pouco sobre cada um deles de outras formas. Se você é professor de português, por exemplo, pode pedir para os alunos escreverem um diário por uma semana. Dessa forma você vai poder conhecer um pouco sobre os alunos e também aplicar a sua matéria.

3 – Trabalhe o relacionamento: Muitos psicólogos recebem pacientes que têm dificuldade de se relacionar, pode ser com os pais, amigos, namorados, entre outros. Você pode aplicar a psicologia em sala de aula trabalhando o relacionamento dos alunos com os colegas. Ai vale até falar um pouco sobre o bullying, esse é um assunto necessário em sala de aula e você pode aproveitar o gancho do tema.

4 – Use testes elaborados por psicólogos: Existem muitos testes criados por psicólogos que vão ajudar muito a entender melhor os alunos, essa é uma forma interessante de aplicar a psicologia em sala de aula. Em alguns casos você pode até encaminhar o aluno para uma consulta com um psicólogo.

Esperamos que aproveite todas essas dicas e realmente aplique em sala de aula, não importa a idade dos seus alunos nem a matéria que você leciona. Esse assunto é necessário e deve ser aplicado em sala de aula, pode ter certeza que, se fizer um bom trabalho com os alunos, verá a diferença nas notas, no empenho e na dedicação dos alunos.

Se é psicólogo deixe seu comentário, tem outras técnicas para aplicar a psicologia em sala de aula? Nós e os leitores vamos querer saber. Não deixe de compartilhar também com outros professores, esse assunto deve ser trabalhado em todas as escolas do Brasil.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo