Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Como administrar os gastos com vestibulares?

Como administrar os gastos com vestibulares?

Como se não bastasse o lado emocional bastante cobrado, os gastos com as inscrições em vestibulares chegam à assustar a maioria dos candidatos e suas famílias.

Olá, estudantes!

O segundo semestre do ano para o vestibulando pode representar não apenas um período de preocupação com os conteúdos e a grande quantidade de provas que se aproximam, mas, também, com os gastos que vão muito além das inscrições para os vestibulares. Veja agora como administrar os gastos com vestibulares com antecedência e planejamento.

Todos os gastos

Para quem está se esforçando tanto, não é justo deixar de se inscrever nas provas por questões financeiras. Então, como administrar os gastos com vestibulares sem precisar se estressar ainda mais?

São as despesas com cursinho pré-vestibular, material, transporte e alimentação os principais gastos no decorrer do ano. Mas, quando chega o final do semestre, muitos esquecem de se preparar para as despesas com as taxas de inscrições para os vestibulares. Portanto, é bom ficar atento e planejar tudo com antecedência!

Estes gastos com taxas de inscrições e cursinhos podem ser tão elevados quanto, ou até superar, o valor da anuidade dos cursos superiores mais caros. Portanto, o planejamento prévio é a melhor dica para evitar os gastos desnecessários.

Cursos gratuitos

Os alunos de Ensino Médio que estão pensando em fazer um cursinho Pré-vestibular no próximo ano, mas não estão em condições de arcar com tantos gastos, podem optar por cursos gratuitos oferecidos por instituições de Ensino Superior e prefeituras, normalmente divulgados no início de cada semestre, em diversas mídias digitais ou jornais. Ou ainda, com muita disciplina e planejamento, podem estudar sozinhos utilizando as ferramentas de cursos gratuitos online. Vejam estas ótimas dicas:

Isenção de taxa de inscrição

dinheiro-voando-do-bolso

Os valores das taxas de  inscrições para os vestibulares podem variar de R$ 20,00 a R$ 180,00, e paradoxalmente, as universidades públicas, além de mais concorridas cobram mais pela inscrição. Como estas despesas podem estar além das condições financeiras de muitos candidatos, é muito importante que o vestibulando avalie bem quais cursos estão realmente em seus planos.

Aos candidatos que não têm condições de arcarem com as despesas das taxas de inscrições, uma dica é tentar a isenção. Para isso, precisa estar atentos às regras que são publicadas nos sites das instituições, tanto públicas quanto privadas, ou nos editais. Neste processo é analisada a renda familiar e o histórico escolar do solicitante. Para a aprovação da isenção, a renda média familiar pode variar entre dois ou três salários mínimos.

É muito importante que o candidato interessado na isenção esteja atento aos prazos para dar entrada ao pedido. E os candidatos que participaram também do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) encontram em algumas instituições particulares a opção de inscrição gratuita.

Planejamento de gastos

Alguns cursos, como medicina por exemplo, levam os candidatos a desembolsarem um valor ainda maior em suas taxas de inscrições para as provas. E os gastos não param por aí, pois é necessário contabilizar, muitas vezes, as despesas com deslocamento para outras cidades ou estados e gastos com hotéis e alimentação.

O principal ponto de atenção deve ser no calendário, isso porque as provas no final dos semestres se concentram em poucos finais de semana e algumas delas podem coincidirem em suas datas. Então é preciso estar atento, para não ser necessário abrir mão de alguma inscrição, além de tudo ter prejuízo financeiro.

O ideal é que o candidato e sua família se preparem com antecedência para estes gastos, poupando e guardando uma reserva de dinheiro para não se frustrarem, depois de tanta expectativa e estudos, diante da impossibilidade de arcar com os gastos das inscrições e deslocamentos.

Outra dica para quem pretende prestar vestibular longe de casa é pesquisar por acomodações em casa de amigos, parentes ou famílias que cedem espaço em suas casas cobrando um valor acessível pela hospedagem. Normalmente, as próprias comissões de vestibular das instituições podem auxiliar na busca por estas informações ou orientações.

Gostaram das dicas? Comente e compartilhe!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo