Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Matemática » Como a matemática está presente em nossa vida?

Como a matemática está presente em nossa vida?

Olá, leitores!

A matemática é uma ciência que calcula até o invisível, grandes descobertas globais e até mesmo sobre o universo se dá pela lógica e precisão da matemática. É muito comum que em algum momento da vida as pessoas escultaram esta expressão: “Pra quê estudar matemática, não vou usar isto nunca em minha vida.” Errado! A matemática está tão presente em sua vida que você nem imagina.

Grandes pensadores que explicam o mundo matematicamente

  • Albert Einstein: Sem dúvidas a grande maioria dos seres humanos já ouviram o nome de Albert Einsten, um gênio da humanidade que desvendou conceitos até então desconhecidos sobre o tempo e espaço. De muitos estudos e habilidades intelectuais, ele publicou a teoria da relatividade. Esta teoria deu caminho para vários estudos e quebras de paradigmas sobre os discursos tradicionais da sociedade.
  • Arquimedes: Pensador matemático grego cuja a vanguarda foi o uso da geometria em prática em meados do século III a.C. Ele é considerado o pai da mecânica, pois seus conhecimentos deu a capacidade para criar materiais uteis para o cotidiano daquela geração, tendo como exemplo, o aperfeiçoamento da catapulta.
  • Isaac Newton: Ele criou o cálculo no período do século XVII, que é utilizado até os dias atuais em diversos ângulos da ciência e sociedade. Os cálculos auxiliaram nos resultados de exatidão sobre a velocidade de objetos em aceleração.
  • Leonhard Euler: Este suíço reformulou a matemática no século XVIII. Em uma citação diz que: “Euler calcula com muita facilidade como os homens respiram e as águias se mantém no ar.” Podemos perceber que ele enxergava claramente a matemática em todo o seu cotidiano.
  • René Descartes: Não podia faltar na lista esta personalidade que deixou sua essência no mundo, tanto através de seu pensamento filosófico-científico bem como para transmitir sua consciência através da matemática. Este francês publicou seus primeiros resultados, nas ciências exatas, no século XVII e transcendeu disto a facilitação de sistemas matemáticos, em especial em álgebra e melhorou a compreensão de números abstratos.

Mas onde está a matemática no meu cotidiano?

pessoa-pensando-e-numeros

Vimos que existiram e ainda existem vários pensadores ativos da ciências exatas, eles enxergavam o mundo de maneira diferente da maioria, mas não apenas pelo fato de serem considerados gênios, pois todos sofriam com problemas que afetam toda a humanidade até hoje. O que essas pessoas fizeram foi confiarem em seus potenciais e expressá-los de acordo com seus dons. Em outros momentos da História, outras personalidades de outras áreas como Sócrates, Picasso, Frida Kahlo, Beatles e muitos outros talentos alimentados com conhecimento e amor.

O jogo dos números passeiam por vários momentos de nosso cotidiano. Veja 5 exemplos:

  1. Já se perguntou quem prendeu o tempo no relógio? A matemática!
  2. Na economia diária de qualquer coisa, a matemática determina lucro ou prejuízo.
  3. Ao fazer comparações, analogias, esquemas, e negociações; Estes são pensamentos matemáticos.
  4. Aquele pensamento em alta velocidade que você tem entre o tropeçar e cair no chão. Então, este tipo de redução de danos, é matemática.
  5. As engenharias com toda diversidade de produção como a quantidade de água a se tomar. Isto também acontece graças a matemática.

Já imaginou um mundo sem matemática?

Deixe sua participação através dos comentários e nos ajude a dar mais brilho aos nossos conteúdos.

Até a próxima!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo