Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como a didática e a comunicação completam o professor

Como a didática e a comunicação completam o professor

Olá, leitores!

Desde o início da civilização, a comunicação sempre foi um fator primordial para a evolução dos povos e seu desenvolvimento.

É por meio da comunicação que podemos transmitir e receber mensagens, que podemos interagir na sociedade, oferecendo o nosso ponto de vista sobre qualquer assunto, proporcionando, assim, maior interação entre as pessoas e o mundo como um todo.

Dentro da sala de aula não poderia ser diferente. A comunicação entre o professor e o aluno associada a uma boa didática de ensino, devem “andar de mãos dadas”, para que o conteúdo seja melhor assimilado pelo aluno.

A arte de ensinar

professora-e-aluna

A didática é conhecida como a arte de ensinar, permitindo que o aluno aprenda determinado conteúdo de acordo com o que o professor expõe em sala de aula.

Apesar de parecer controverso há professores que são verdadeiros mestres da comunicação, entretanto, não possuem didática para lecionar e o contrário também pode acontecer. O professor possui excelente domínio da arte de ensinar, possui uma didática impecável, entretanto não consegue se comunicar de maneira convincente, como por exemplo, falar baixo durante a aula.

Dominar o conteúdo a ser lecionado, diferente do que muitos pensam, não é suficiente para que haja um bom desempenho de um professor em sala de aula. Desenvolver as técnicas de comunicação e socialização são fundamentais para uma melhor relação aluno e professor.

Para que haja uma perfeita harmonia entre a didática de ensino e a comunicação dentro da sala de aula é interessante que o professor busque treinamentos e cursos que ensinam, por exemplo, como falar em público. Claro que isso é uma sugestão para uma das diversas questões relacionadas a problemas de comunicação.

O mesmo deve ser considerado se o professor sente que a sua didática em sala de aula não está sendo realmente efetiva, afinal buscar novos recursos e meios de lecionar não é errado e não deve ser vítima de preconceitos, uma vez que o aprimoramento leva a perfeição.

Assim como há cursos que ajudam na comunicação, também há cursos e treinamentos, ou até mesmo dicas na internet, que ajudam na didática de ensino. Fazer uma busca atrás desses materiais é o primeiro passo para permitir que o professor melhore sua comunicação e didática dentro da sala de aula.

Curso de comunicação e didática para professores

Realizando uma pesquisa simples na internet, a equipe do Canal do Ensino, encontrou 5 cursos de comunicação e didática para professores. Veja:

O que você acha de se especializar em didática e comunicação para o ensino?

Até mais!

comentários (1)

  • Mayara Reimundo Galinski

    É muito interessante ver o quanto o uso da retórica é importante para o ensino/aprendizagem, prática que vem da Grécia Antiga…

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo