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Como a alienação pode comprometer seus estudos?

Olá, leitores!

Alienação é um termo que muito tem se ouvido nos discursos políticos, sociais e religiosos da contemporaneidade e no âmbito da educação, é de suma importância que seja tratado entre professores e alunos, de modo a não permitir que pensamentos alienados atrapalhem o processo de ensino e aprendizado. Conheça um pouco mais sobre a alienação e de que maneiras ela pode atrapalhar os estudos.

O que é alienação?

A palavra alienação, quando usamos em questões sociais e de aprendizado, tem um sentido de referir-se a um estado de forte limitação de pensamento para um determinado viés. Dizemos que uma pessoa é alienada quando percebemos seu desinteresse em questões importantes, como políticas, sociais ou de saúde, por exemplo.

Além do desinteresse para certas questões, deve-se também atentar para o fato de que a alienação é sempre em relação a alguma coisa. Quando dizemos que um carro está alienado, significa que o proprietário perde parte de sua posse ou usufruto pela venda ou hipoteca. Da mesma maneira, um pensamento alienado é um pensamento que perde parte de sua capacidade de reflexão e crítica por um conceito ou ideologia.

Alienação na educação

A escola é um dos maiores pilares educacionais da sociedade, se não o maior. O seu papel na sociedade vai muito além da transmissão de conhecimento técnico e científico e chega ao seu valor social da formação de cidadãos autônomos e críticos.

A responsabilidade social da escola, portanto, vai totalmente de encontro a qualquer tipo de alienação, uma vez que todo pensamento alienado tira do estudante suas capacidades de reflexão e autonomia.

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Sendo a escola um ambiente de ensino e formação de conhecimentos, métodos de ensino alienados a ideologias X ou Y podem prejudicar a formação integral do estudante, uma vez que ele será induzido a reproduzir culturas e ideologias previamente determinadas.

Nesse sentido é de extrema importância que as propostas pedagógicas escolares sejam constantemente analisadas e remodeladas de forma a não reproduzirem modos alienantes. Essa questão também deve ser tratada com cuidado pelos professores. Os profissionais da educação, que trabalham com pessoas de diferentes realidades e conceitos precisam ensinar a seus alunos a pensarem por si, isto é, a serem capazes de formular críticas e construir opiniões com embasamento próprio.

O aprendizado por si só, já tem o caráter desalienante, uma vez que sua função é expandir a compreensão de mundo e consciência crítica. Outra forma de alienação que pode prejudicar os estudos são os métodos de ensino. A cultura educacional, por muito tempo, se manteve em uma lógica em que o professor transmite uma quantidade de conhecimentos pra o aluno que os recebe e precisa absorver para concluir as etapas escolares, dando ao aluno o lugar da passividade.

Essa é uma prática alienadora que pode comprometer a qualidade dos estudos dos alunos, uma vez que não desperta neles a autonomia de construírem suas próprias compreensões de um tema. A interação é uma das ferramentas mais poderosas contra isso, pois tira o estudante do caráter de passividade e o transforma em agente do próprio desenvolvimento.

A desalienação do pensamento como estímulo aos estudos

Um ensino que estimula a autonomia de pensamento também desperta no aluno o interesse por buscar os próprios objetivos que, nos estudos, se traduz em um estudante que se interessa, pesquisa e compartilha seus conhecimentos – um estudante que se envolve no próprio aprendizado – o que é fundamental para o bom desenvolvimento dos estudos e o sucesso do indivíduo em suas metas.

Práticas pedagógicas em que o conhecimento é compartilhado e construído por todos são o caminho fundamental para a construção de conhecimentos, explorando o potencial de criação de cada indivíduo e, assim, formando cidadãos conscientes, responsáveis, críticos e autônomos.

Até a próxima!

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