Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Censo escolar: tudo o que você precisa saber

Censo escolar: tudo o que você precisa saber

Olá leitores!

Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) realiza um levantamento de dados educacionais em todo o Brasil, chamado de censo escolar. Realizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O programa existe há alguns anos e apesar de conhecido, muitos ainda não entendem o que é e para que serve o censo escolar. Basicamente, a ferramenta coleta informações da educação básica, em todas as suas formas: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). O objetivo é garantir o nível educacional e evitar a evasão de alunos.

A pesquisa acontece em etapas. Os diretores e responsáveis pelas escolas preenchem o formulário disponível no Educacenso, sistema criado no Portal do Inep para coletar as informações, e o enviam para a avaliação do órgão (2ª etapa). Após a consolidação, os dados são publicados no Diário Oficial da União e as escolas podem fazer alterações, se necessário.

Dentre os dados coletados, estão detalhes das escolas, como o número de turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento nas undiades e rendimento escolar.

Com os resultados, o Inep traça um panorama nacional da educação básica, que permite o desenvolvimento, criação e aprimoramento de políticas públicas e programas voltados para a área da educação.

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e evasão (abandono, transferência, falecimento) são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O indicador que serve de referência para traçar as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC), também é composto por outras avaliações do Inep, como a Saeb e Prova Brasil.

Com esses instrumentos, o MEC acredita que pode garantir mais oportunidades de estudo e educação para a população brasileira em geral, considerando os dias atuais e, é claro, visando o futuro.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo