Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Cartilha gratuita para aprender Acessibilidade na Web

Cartilha gratuita para aprender Acessibilidade na Web

Já ouviu falar sobre acessibilidade na Web?

Se a resposta foi não, não deixa de dar uma olhada na Cartilha de Acessibilidade na Web, disponibilizada pelo W3C, o World Wide Web Consortium, de forma online e gratuita.

A cartilha

Esta cartilha surgiu da necessidade de uma documentação que auxiliasse as pessoas a entender como funciona a web, seus benefícios e potencialidades, e a cobrar seus direitos ao acessar conteúdos na rede. Trata-se de um trabalho colaborativo, do GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil e parceiros e apoiadores desse projeto.

Objetivos da Cartilha

A Cartilha de Acessibilidade na Web foi desenvolvida pelo GT de Acessibilidade na Web do W3C Brasil com os seguintes objetivos:

  • Contextualizar o tema acessibilidade na web, de modo simples e de fácil compreensão a todos que desejam conhecer o assunto.
  • Apresentar as principais barreiras de acesso à web aos diferentes grupos de usuários.
  • Listar, de maneira simples e organizada, as recomendações e diretrizes que podem ser usadas por desenvolvedores de aplicações e soluções web para evitar ou eliminar barreiras de acesso, indicando as respectivas fontes de consulta.
  • Apresentar orientações a respeito dos procedimentos que devem ser adotados para avaliar a acessibilidade de um sítio web.
  • Orientar os cidadãos e seus representantes sobre como devem proceder para cobrar a acessibilidade em sítios web.

O que é acessibilidade na web?

Acessibilidade na web é a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso.

Como possibilitar a acessibilidade

O fundamento teórico mais relevante para o conceito de acessibilidade é o Desenho universal, que é o desenvolvimento de produtos e ambientes para serem usáveis por todas as pessoas, na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado. A ideia principal contida no Desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação. Estão de acordo com o Desenho universal, por exemplo, os ambientes que possuem rampas de acesso, banheiros e bebedores adaptados, fraldários, elevadores com áudio e painéis em Braille, etc. outro exemplo são os filmes que possuem audiodescrição, legendas e tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Beneficiados

Os beneficiados com esse programa de acessibilidade na web são mesmo as pessoas com algum tipo de deficiência como cegos, surdos, deficientes motores, físicos e intelectuais. Mas não só eles. A cartilha com as diretrizes visa ajudar também indivíduos com qualquer tipo de dificuldade que atrapalhe ou impossibilite o acesso a informações e funcionalidades que os outros têm.  Por exemplo: pessoas com dificuldade de leitura devido a dislexia ou transtorno do déficit de atenção, analfabetos que precisem acessar a internet, idosos, crianças ou qualquer outra situação que possa ser facilitada para que todos tenham as mesmas possibilidades.

A Cartilha de Acessibilidade na Web traz tudo bem explicadinho e ainda links para artigos relacionados ao assunto, softwares, lista de discussão e várias referências bibliográficas.

Todos deveriam ler e entender sobre esse assunto que se torna cada vez mais importante e relevante no mundo tecnológico que vivemos hoje em dia.

Acesse e  leia online gratuitamente.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo