Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Capes oferece bolsas de estudo para doutorado no exterior

Capes oferece bolsas de estudo para doutorado no exterior

Olá pessoal!

Dica para quem sonha em fazer doutorado no exterior.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para o Programa de Doutorado Pleno no Exterior para o ano de 2015.

O programa

O Programa de Doutorado Pleno no Exterior tem por objetivo conceder bolsas de estudos a fim de complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. A bolsa destina-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico, que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.

Benefícios

O programa é regulado pela Portaria nº 176 de 10 de dezembro de 2012. Entre os benefícios previstos estão mensalidade, adicional para dependente, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e auxílio para aquisição de Seguro Saúde.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet até 19 de janeiro. Os interessados devem preencher alguns formulários e enviar os documentos exigidos no prazo estabelecido.

Os candidatos poderão indicar até duas instituições, para a realização do doutorado no exterior, sendo que a decisão sobre uma delas, para fins de concessão da bolsa, é de competência exclusiva da CAPES, tendo em vista a melhor adequação acadêmica e a compatibilidade dos custos relativos a anuidades e taxas escolares cobradas.

Resultados

A previsão é de que o resultado seja divulgado em abril no site da Capes, sendo que o período de vigência da bolsa de estudos é de julho a novembro de 2015, podendo ser prorrogada até 48 meses.

Objetivos do programa

  • Oferecer oportunidades para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.
  • Desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno do bolsista;
  • Ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior;
  • Ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência;
  • Dar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Contatos

Para mais informações, acesse o regulamento completo do Programa de Doutorado Pleno no Exterior, ou mande um e-mail para doutorado_pleno@capes.gov.br ou ainda, telefone 0800 61 61 6,  opção 7.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo