Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Capacitação Profissional: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Capacitação Profissional: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Olá!

Um profissional capacitado tem muito mais portas abertas no mercado. Existem muitas pessoas que deixam de ser contratadas porque a empresa entende que elas não têm capacitação suficiente e essa é uma situação comum, embora desagradável. Para quem não quer passar por isso, são muitas as possibilidades de cursos de capacitação profissional, inclusive gratuitos.

Um currículo com mais coisas para mostrar

Quando uma pessoa se candidata a uma vaga, é preciso que ela tenha o que mostrar. A empresa precisa ver que o aspirante a funcionário tem algo a oferecer e uma das maneiras de mostrar isso é tendo capacitação profissional. O estudo é um crivo e é de vital importância que a população se conscientize disso e corra atrás de qualificação.

Capacitação para todas as áreas

Os interessados em qualquer área que seja podem buscar capacitação profissional, pois existem cursos que atendem a todas as demandas. Desde aqueles que buscam qualificação por não terem uma profissão até aqueles que desejam melhorar as suas funções na empresa: todos podem estudar e lutar por um emprego melhor.

Cursos gratuitos espalhados por vários lugares

Não são poucas as instituições de ensino nas quais as pessoas podem estudar de maneira gratuita. É possível que o aluno precise arcar apenas com os gastos referentes ao material didático que utilizará durante o curso, o que, mesmo assim, representa um grande abatimento de custo.

Para fazer um curso de capacitação profissional gratuitamente, o interessado precisa escolher em qual área deseja estudar e fazer uma pesquisa sobre os locais que oferecem cursos na área almejada. Algumas das opções mais conhecidas é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Sendo escolas conhecidas, é grande a gama de cursos de capacitação ministrados.

Não há restrição de idade

Infelizmente, ainda é comum o entendimento de que apenas as pessoas mais jovens podem estudar e conseguir capacitação profissional. No entanto, essa ideia tende a desaparecer à medida que pessoas de todas as idades ingressam nos cursos de capacitação e também no mercado de trabalho.

Não existe limite de idade para que alguém faça um curso de capacitação profissional. Na verdade, existe restrição apenas para a idade inicial, que não costuma ser inferior a 16 anos. Dessa idade para cima, todos os interessados em estudar são muito bem-vindos nas instituições.

Os SINES como instrumento de capacitação

O Sistema Nacional de Emprego é conhecido pelas pela população por ser uma ferramenta de divulgação de vagas. Porém, as unidades do SINE também oferecem cursos de capacitação profissional, que têm como meta ajudar os trabalhadores na tarefa de voltar às competições pelas vagas com maiores chances de sucesso.

Para tentar um dos cursos de capacitação oferecidos pelo SINE, o caminho é simples: basta entrar em contato com a unidade do município e buscar informações sobre quais cursos pode-se fazer no momento. Depois, é só ir até a unidade e fazer a inscrição, levando documentos pessoais básicos.

Aproveite!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo