Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Canadá oferece bolsas de estudo para brasileiros

Canadá oferece bolsas de estudo para brasileiros

Olá!

Professores, pesquisadores e estudantes de doutorado que têm o sonho de desenvolver projetos de pesquisa no exterior! Esta dica é para vocês: já estão abertas as inscrições para o programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa, que oferece aos brasileiros bolsas de estudo e subsídios para pesquisas científicas no Canadá.

Parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá), a iniciativa promete fortalecer o intercâmbio científico entre Brasil e Canadá. Que tal fazer parte desse movimento?

Os interessados têm até 30 de abril para submeter seus projetos para análise no site da Capes. São aceitos trabalhos de todas as áreas de conhecimento.

O programa promete financiar até cinco projetos conjuntos de pesquisa. Entre eles:

– Missões de Trabalho, com direito a auxílio-deslocamento, seguro-saúde, concessão de 7 a 20 diárias por ano e até R$ 10 mil para custeio do projeto;
– Missões de Estudo de Doutorado Sanduíche, com direito a mensalidades pagas, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e auxílio seguro-saúde.

Os pesquisadores selecionados pelo Programa CAPES-DFATD deverão iniciar suas atividades a partir de outubro. Cada projeto será financiado por dois anos, havendo possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

Inscreva-se e boa sorte!

comentários (3)

  • ANGELI ROSE

    Eu gostaria de saber se há algum curso de inglês ou francês com bolsa para brasileiros ou gratuidade,que anteceda à pós-graduação,pois sou doutorada e pretendo fazer o pós-doc fora,mas não tenho proficiência ainda nessas línguas,por isso gostaria de fazer um período de estudos na língua,anterior ao ingresso de pós-doc no país a que me candidatasse,por exemplo,EUA/FR/CANADÁ/ALEMANHA/INGALTERRA.

    E também se Portugal oferece bolsas de estudos/pesquisa para pós-doc
    E caminhos para solicitar,se for o caso.

    Obrigada.

    Responder
  • Elieser Pardo dos Anjos

    Bom dia.
    Sou Elieser Pardo residente em São Carlos SP, professor do estado de São Paulo do ensino 1º grau ,Arquiteto e Urbanista , e atualmente estou cursando mecatrônica , estou com um pedido de pesquisador na UFSCar para o uso do nióbio (Nb), em motores para Liga leve.
    Estou precisando de uma orientação para este centido.
    Aguardando um retorno . Obrigado
    Obs.: O Nióbio Nb é matéria prima encontrada a sua maior reserva no Brasil e em seguida no Canada.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo