Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Brincadeiras antigas para reaproximar família e alunos, sem ser pelo whatsApp

Brincadeiras antigas para reaproximar família e alunos, sem ser pelo whatsApp

Olá leitores,

Em meio à diversidade de equipamentos digitais e opções de entretenimento, a interação social em que a conversa pessoal, as gargalhadas gostosas compartilhadas um com o outro pelo olhar, as lembranças de fatos engraçados que surgem quando o papo em família e amigos está agradável, são momentos únicos que veem sendo trocados pelo whatsApp, jogos virtuais e redes sociais.  É assim que identificamos o atual cenário ao olharmos, muitas vezes, para nós mesmos, o amigo da mesa ao lado que não desgruda do celular, pessoas da nossa própria família e ambiente em geral.

Não podemos fechar os olhos para o fato de que as relações sociais estão enfraquecendo. Não há dúvidas de que a evolução tecnológica é positiva e trouxe inúmeras facilidades. Porém, precisa ser explorada com equilíbrio para que não desenvolva determinados vícios. Para não deixar que isso atrapalhe a relação social nas escolas e com a família, resgatamos algumas brincadeiras antigas que vão fazer a companhia de pais, filhos e amigos (presentes) a mais divertida possível. Vejam abaixo:

Álbum de figurinhas

A troca de figurinhas exige a interação, espírito colaborativo, estimula a sensação de sucesso ao completar o álbum e ainda pode trazer conteúdos educativos. Há projetos que confeccionam álbum de figurinhas com o conteúdo que for determinado pelo solicitante. Para crianças, pode ser interessante abordar assuntos de tradição da família, de princípios e valores, que estimulem uma personalidade ética e segura.  A Central Pix criou o Sticker Pix com esta proposta e para chamar ainda mais a atenção, as figurinhas são criadas com fotos da própria família ou amigos. A ideia pode ser aplicada também em festas de aniversário com figurinhas do aniversariante e amiguinhos. É uma brincadeira deliciosa que promove a interação entre os amigos e os pais ainda podem ajudar os filhos a localizarem as figurinhas.

Dia da família

balanco

Determine o Dia da Família para elaborar brincadeiras divertidas e que necessitam do máximo número de pessoas. Vamos elencar aqui duas sugestões legais. A primeira é “Esconder e Achar”. Esta é uma brincadeira muito divertida. Uma pessoa da família deve esconder um objeto e os outros saem para procurar. Para ficar mais emocionante, quem escondeu deverá sinalizar se está quente ou frio. Assim, ao ouvir que está quente, todos vêm para o mesmo lugar para tentar achar primeiro o objeto. A outra brincadeira é  “Detetive”. É feito um sorteio com papéis equivalentes ao número de participantes que devem conter os nomes “detetive” e “assassino”. Os papéis em branco representam as vítimas. Discretamente, o assassino deve observar as vítimas e piscar para cada uma delas. A vítima que receber a piscadinha deverá esperar um pouquinho e falar “morri”. O papel do detetive é observar todos os participantes e identificar o assassino, ou seja, este que está disfarçadamente piscando para a vítima. Ao identificá-lo, o detetive deve falar “preso em nome da lei”.

Passar um dia no parque

Que tal resgatar aquelas brincadeiras antigas de soltar pipas, andar de bicicleta ou de patins. É um programa familiar, divertido e ainda uma ótima oportunidade de fazer um exercício físico. Uma boa dica é o Parque do Ibirapuera que tem bicicletas para alugar e áreas especificas para andar de patins, bicicletas ou skates. Além disso, vocês podem também programar um delicioso piquenique. Com certeza será um dia muito divertido e pode até pegar um pouquinho o celular para fazer a selfie com toda a galera. Mas, só um pouquinho, nada de não aproveitar o passeio para ficar no whatsApp ou redes sociais.

Lembrem-se sempre que os amigos podem fazer parte da família e os familiares também podem ser bons amigos. E não há diversão melhor do que você estar perto de quem gosta, poder abraçá-lo, sentir a presença destas pessoas e curtir bons momentos juntos. Aproveitar a presença humana é uma dádiva que deve ser agradecida todos os dias. Não deixem para sentir falta das pessoas depois que perdê-las. Os celulares nos aproximam dos que estão longe, mas afastam os que estão perto. É não é isso que queremos!!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo