Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsas de Estudos no Exterior para Pós-Graduação e Doutorado

Bolsas de Estudos no Exterior para Pós-Graduação e Doutorado

Olá leitores!

AUIP, Associação Universitária Iberoamericana de Pós-Gradução está oferecendo bolsas de estudos de mobilidade internacional, bolsas de estudos no exterior, direcionadas à pós-graduação e doutorado, valendo entre universidades iberoamericanas com associação ao programa.

O foco do programa é favorecimento à mobilidade internacional entre países ibero americanos. As bolsas são direcionadas aos pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e doutorado, e também gestores.

No total são 142 bolsas de estudos no exterior, com divisão entre 2 convocatórias. A fase de inscrições segue até 30 de setembro de 2015.

O solicitante deve escolher por uma das 2 modalidades de bolsa. Ou seja, entre as que fazem cobertura do deslocamento internacional, até valor máximo correspondendo a 1.400 euros. E as que cobrem custos de estadia, até valor correspondendo a 1.000 euros.

Para participação é necessário que candidatos encaminhem ao e-mail becas@auip.org a documentação exigida durante processo seletivo. O formulário de solicitação com devido preenchimento e assinatura está entre os documentos para enviar, e também o currículo. Para saber a lista completa de documentos, clicar aqui. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

A lista de participantes selecionados terá divulgação no site oficial dentro de 30 dias depois de terminar o prazo para inscrições. Os candidatos selecionados ainda serão notificados através do e-mail. A consulta ao edital oficial do programa é indicada para mais informações.

Para os que desejam viver uma experiência acadêmica no exterior, esta oportunidade de bolsas de estudos no exterior é imperdível! É interessante notar que é geral a impressão que brasileiros possuem ao retornarem ao Brasil depois da conclusão de pós-graduação no exterior, ideia possível de ser direcionada também ao doutorado.

E afirmam que se trata de experiência essencial, de mobilidade internacional. Já que a realização de estudos no exterior gera não somente ganhos acadêmicos, mas ainda aprendizado pessoal e cultural, profissional.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, Belta, 27% dos interessados em pós-graduação no exterior selecionam o país.

Isso faz sentido, já que em território americano, há 7 das 10 melhores universidades do mundo, de acordo com ranking da publicação de prestígio inglesa Times Higher Education. E Harvard, Princeton e Stanford são instituições que brasileiros se direcionam.

A possibilidade de todos os estudantes receberem uma bolsa de mobilidade internacional, a incluir aquele que não está matriculado em programas de pós-graduação nacionais, permanece em geral mais próxima de ofertas oficiais, se elevou de modo substancial, em especial partindo de 2011, através da criação do programa Ciência Sem Fronteiras, pelo governo federal.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo