Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Bolsas de estudo para brasileiros estudarem no Japão

Bolsas de estudo para brasileiros estudarem no Japão

Olá estudantes!

Essa é para você que sonha em estudar no Japão. Olha só a super oportunidade!

Brasileiros de até 34 anos que querem complementar a formação acadêmica na terra do sol nascente são o público alvo de uma seleção de bolsas de estudo promovida pelo governo japonês.

As bolsas

As oportunidades são para pesquisa em diversas áreas do conhecimento em universidades japonesas, sendo possível prorrogar a bolsa para mestrado e/ou doutorado, segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), responsável pela seleção. Bolsistas que não têm domínio de japonês farão curso básico da língua durante os 6 primeiros meses.

Aprovados receberão bolsa de 146 mil ienes por mês (por volta de 3,56 mil reais) durante o primeiro ano e serão isentos de taxas escolares. Passagens de ida e volta também serão custeadas pelo programa que pode ter duração de 1 ano e 6 meses ou de 2 anos.

Requisitos

Não é preciso já saber falar japonês, mas inglês fluente é necessário e o interesse em aprender sobre a língua e a cultura japonesas também.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas presencialmente no consulado do Japão até o dia 29 de maio ou pelo correio até o dia 26 de maio.

O formulário de inscrição e a relação de documentos necessários aos candidatos estão no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que também traz mais informações sobre os requisitos para a participação.

Processo seletivo

Em junho, estão previstos os testes de proficiência nos idiomas inglês e japonês. Os candidatos não falantes do japonês têm a opção de submeter apenas a maior nota entre os dois exames.

Aprovados nos testes de idioma serão chamados para entrevistas no mês de julho.

Aproveite a chance de ter uma graduação no exterior e viver uma experiência única num país estrangeiro com uma cultura tão diferente da nossa.

Boa sorte!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo