Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Blogs: uma ótima maneira de treinar a escrita

Blogs: uma ótima maneira de treinar a escrita

Olá leitores,

O ano de 2016 está começando e como todos os anos milhares de estudantes vão estar estudando em escolas, cursinhos preparatórios para vestibular e universidades. Sabemos que em todos eles a desenvoltura na redação é muito importante, não só para conquistar notas, mas para ter uma melhor comunicação em geral.

A linguagem é uma das ferramentas mais importantes de qualquer profissional de qualquer área, então começar a se aperfeiçoar nesta área desde cedo vai dar a você muitos pontos no futuro.

Por isso neste post vamos falar de como escrever textos para seu próprio blog pode ajudar na sua evolução como estudante e como futuro profissional no mercado de trabalho.

Na Escola

Na escola uma boa redação muda a vida do estudante. Você pode até estar falando, mas na escola só tem uma matéria de redação e muitas vezes ela está até mesmo junta com as aulas de português, não sendo uma disciplina a parte.

Sim isso é verdade, mas você acha mesmo que a redação só vai ajudar na aula de redação? Te digo que não, quantas provas ao longo de tantos anos de estudos são feitas sem questões de alternativas? Toda dissertativa? E tenho certeza que em algum momento você até sabia a resposta e não conseguiu se expressar como queria.

Sem saber escrever o que está dentro da sua mente você acaba perdendo pontos que poderia ganhar. Fora isso, ter uma redação bem desenvolvida pode até te ajudar a conquistar alguns décimos na prova sem nem saber a resposta correta, só com um pouco de enrolação. Claro que isso depende muito do professor.

No Vestibular e no ENEM

Você estudou durante tantos anos e agora chegou a hora de decidir seu futuro e ir para a universidade. Já perguntou para algum amigo seu mais velho se ele não aprovado por apenas alguns pontos? E será que esses pontos poderiam ser conquistados na redação?

Sim, tenha certeza que isso é bastante comum. No ENEM que dá acesso a universidades federais pelo Sisu, ou para a bolsa do Prouni dependendo da sua renda familiar, tirar nota máxima na redação pode fazer uma enorme diferença e te colocar dentro da universidade que deseja.

Fora isso muitos outros vestibulares como a segunda fase da Fuvest e todo o vestibular da Unicamp, são totalmente dissertativos e ainda incluem uma redação, então imagina só o peso que saber escrever bem pode ter nessas provas.

Universidade e Mercado de Trabalho

Você entrou na faculdade, e em breve vai estar disponível no mercado de trabalho, você acha que não precisa mais treinar redação? Eu digo que isso é pura ilusão, durante a faculdade você terá que redigir muitos trabalhos acadêmicos e até científicos, além de realizar provas dissertativas.

Apesar de, dependendo da sua área, a linguagem de um trabalho não ser a mesma de um blog, saber escrever bem e concatenar as ideias é algo universal. Fora isso quando terminar o curso e for procurar emprego praticamente todas as empresas farão testes de redação com você.

Então chegou a hora de você começar seu próprio blog e desenvolver muito melhor sua linguagem escrita e seu raciocínio lógico!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo