Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Banco imobiliário: 7 benefícios do jogo na educação

Banco imobiliário: 7 benefícios do jogo na educação

Olá, leitores!

O banco imobiliário é um jogo de tabuleiro criado pela empresa Brinquedos Estrela. Este é um dos jogos de tabuleiro de maior sucesso em vendas na história do Brasil, são mais de 30 milhões de unidades vendidas. É um jogo bem simples, mas que pode ajudar bastante na educação, pois nele os jogadores precisam comprar e vender propriedades como bairro, casas, hotéis e empresas.

O jogo sofreu algumas alterações com o tempo, antigamente o jogo tinha apenas notas de dinheiro, agora já é possível até passar o cartão de crédito. Além de divertir e passar o tempo, o jogo também ensina bastante, não só economia, por isso, vamos mostrar 7 benefícios do jogo na educação:

Gastando de forma consciente

A educação financeira deve começar bem cedo, as crianças já devem aprender como usar o dinheiro, quando e quanto economizar. Alguns especialistas dizem que, com 5 anos, a criança já pode começar a aprender a gastar de forma consciente e o jogo é ideal para isso. Claro que existe uma faixa etária para começar a jogar, mas assim que a criança entender o Banco Imobiliário, vai começar a aprender e gastar conscientemente. O objetivo do jogo é comprar, ter posses e não falir, a criança aprende com os erros a gastar de forma consciente.

Investimento

icones-de-economia

Nos tabuleiros mais novos, é possível investir o dinheiro e comprar ações, essa é uma forma muito interessante de aprender a investir logo cedo. É brincando que se aprende, portanto é possível desde pequeno saber como investir. O investimento é interessante para muitas pessoas, mas é preciso saber como investir e o jogo ajuda a dar essa noção de investimento.

As dicas do jogo

Esse é um benefício muito legal do jogo na educação, ele conta com dicas de educação financeira. É uma forma das crianças e adolescentes aprenderem conceitos de administração, contabilidade e poupança. Todo esse conhecimento e dicas serão úteis no futuro.

Aprendendo matemática

O jogo não lida com moedas e, por isso, as contas são mais simples, mas mesmo assim o jogador precisa somar e subtrair o tempo inteiro para pagar contas, comprar e conferir se o amigo pagou o valor correto. Ganha mais ainda quem fica como banqueiro, nesse caso o jogador precisa fazer contas o tempo todo e esse é um grande benefício, por mais que sejam contas simples ele exige raciocínio matemático.

Ajuda na interação

Atualmente a criança não tem mais tanta interação com outra, como era antigamente, elas não saem nas ruas para jogar bola, andar de bicicleta ou brincar de boneca, por isso a interação com outras crianças quase nunca acontece. Mas com o jogo de tabuleiro, é possível ter essa interação, pois elas não precisam sair na rua para brincar, podem ficar dentro de casa, com segurança e brincar com os vizinhos e amigos. Essa interação é importante na educação da criança e até mesmo na educação escolar, tornando-se autoconfiante.

Desenvolve a liderança

Pode parecer estranho desenvolver a liderança em um jogo como este, mas não é, uma criança precisa liderar o jogo e cobrar os outros, afinal quem faz isso geralmente é a que está na função do banco. O desenvolvimento da liderança é interessante, ajuda não só na educação escolar, mas também forma um profissional melhor.

Capacidade de raciocínio e estratégia

O bom jogador consegue raciocinar bem e montar estratégias para ir bem no jogo e obter lucro. Neste jogo perde quem vai a falência e ganha quem fica com mais dinheiro, por isso o objetivo deve ser sempre o de ter mais dinheiro, ou seja, é necessário estabelecer uma estratégia. O raciocínio rápido é muito importante na educação escolar, o aluno que tem uma estratégia desenvolvida consegue resolver melhor os problemas e entender melhor as matérias.

Comece a trabalhar o jogo com os seus alunos, os benefícios são muitos e eles só têm a ganhar, além disso, é uma forma de aprender brincando e todo mundo gosta disso.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo