Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Infanto-juvenil » Baixe o Livro O Pequeno Príncipe

Baixe o Livro O Pequeno Príncipe

Olá, leitor!

Hoje vamos relembrar a história de um menino, que vivia num castelo como um rei. Sonhava em voar e inventava bicicletas com asas. Quando cresceu, virou piloto de avião e passou a reinar pelos céus.

Em uma de suas viagens, sofreu um acidente e caiu no deserto do Saara. Lá, encontrou um principezinho de cabelos cor de ouro, o qual queria um carneiro que comesse as sementes de baobá, antes delas ameaçarem seu pequeno planeta.

Era uma vez “O Pequeno Príncipe”, livro que traz um rapazinho cheio de ensinamentos, personagem que completou 76 anos no dia 06 de abril. Quem escreveu essa história foi o francês Antoine de Saint-Exupéry. Segundo reportagem da Folha, ele era piloto aventureiro, daqueles que fazem manobras arriscadas, além de escritor e ilustrador.

Antoine escreveu livros como “Voo Noturno” e “O aviador”. Mas foi o principezinho quem o revelou para o mundo. Uma das mais importantes fábulas, “O Pequeno Príncipe” é recheado de animais falantes. Discute a amizade e o amor, por meio de um olhar pueril, e faz o leitor jovem e adulto refletir sobre as coisas mais simples da vida. A obra contém ilustrações por aquarelas criadas pelo próprio autor.

O principezinho nasceu muito antes de 1943, ano em que virou livro. Ficou um tempão rondando a cabeça do autor. Contam que, certa vez, enquanto rascunhava um garoto na toalha de um restaurante, um amigo lhe perguntou o que desenhava. O autor respondeu: “Apenas o garoto que existe no meu coração”. Agora é fácil encontrar a figura do menino, que aparece em muitas correspondências, cadernos e até guardanapos de papel.

livro-o-pequeno -príncipe

O Pequeno Príncipe

O autor por trás do principezinho

Para conhecer mais a história do criador e da criatura de “O Pequeno Príncipe”, a designer Sheila Dryzun andou por desertos, vasculhou bibliotecas e conversou com familiares do piloto. “A história do personagem é a própria vida do autor.”

Ela conta que há semelhanças entre a rosa (personagem do livro) e a mulher do escritor: eram caprichosas e, vaidosas, passavam horas se arrumando. Também relaciona a raposa que o príncipe encontra no deserto e a que Saint-Exupéry relatou ter visto quando sofreu um acidente de avião.

Outra coincidência entre o principezinho e o escritor é lembrada pela pesquisadora: ambos desapareceram misteriosamente.

No livro, o pequenino some da Terra depois de um encontro com a serpente. Na vida, o autor desaparece em uma missão aérea um ano depois de lançar “O Pequeno Príncipe”.

Traduzido para 200 línguas

Em sete décadas, “O Pequeno Príncipe” foi traduzido para mais de 200 línguas. No Brasil, segundo a editora, a obra vende 300 mil exemplares por ano — um livro costuma ser publicado com 3.000 exemplares e, muitas vezes, demora anos para que esse total seja vendido.

É ou não é resultado para impressionar qualquer “pessoa grande”? (O livro diz que os adultos gostam mais de números do que de outras características mais importantes).

Conheça a curiosa história do príncipe e de seu “pai”.

Clique aqui para baixar o livro grátis O Pequeno Príncipe.

Aproveite!

Até mais!

comentários (9)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo