Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » Baixe grátis o livro: A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo

Baixe grátis o livro: A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo

Oi leitores!

O romance A Moreninha (1844) conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Considerado o primeiro romance romântico brasileiro propriamente dito, obra-prima de Joaquim Manuel de Macedo, segue a tendência do romance-folhetim, alcançando grande repercussão por apresentar os quesitos necessários para satisfazer o gosto do leitor da época: O namoro difícil ou impossível, a comicidade, a dúvida entre o desejo e o dever, a revelação surpreendente de uma identidade, as brincadeiras de estudantes e uma linguagem mais inclinada para o tom coloquial.

 O romance apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo. Joaquim Manuel de Macedo ganhou notoriedade na corte carioca, pois a obra caiu no gosto do público.

A obra mostra os costumes e a organização da sociedade que se formava no século XIX no Rio de Janeiro: os estudantes de medicina, os bailes, a tradição da festa de Sant’Ana , o flerte das moças etc. Também está presente a cultura nacional, através da lenda da gruta, em que  o choro de uma moça que se apaixonou por um índio e não foi correspondida se transforma na fonte que corre na gruta.

Clique aqui para fazer o download do livro A Moreninha

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo