Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » Baixe grátis o clássico livro A Escrava Isaura

Baixe grátis o clássico livro A Escrava Isaura

Olá leitores do Canal do Ensino!

Sabia que você baixar gratuitamente grandes obras da literatura brasileira?

O Portal Domínio Público, do Governo Federal, disponibiliza grandes obras da língua portuguesa que, em sua grande maioria, se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

A dica é o renomado livro “A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, que ficou mundialmente conhecido depois da novela feita pela Rede Globo em 1976 e que foi vista em mais de 80 países.

Aproveite para conhecer mais um clássico da literatura brasileira. Baixe grátis e leia a hora que quiser.

Livro

A obra, que faz parte do movimento romântico, foi publicada em 1875, época em que a escravidão era questionada por muitos intelectuais. A abolição da escravatura de fato só aconteceu em 1888. Por esse motivo, obteve grande repercussão. Uma curiosidade é que até o imperador dom Pedro 2º, ao visitar Ouro Preto, fez questão de visitar o autor Bernardo Guimarães.

A história

Nascida numa fazenda no interior do Rio de Janeiro, Isaura é filha de uma escrava negra e de um feitor português. Após a morte de sua mãe, a escrava é adotada pela dona da propriedade. Tratada como filha, é educada como uma dama da corte, desenvolvendo habilidades como tocar piano, cantar e o domínio de línguas estrangeiras.

O vilão que virá a atrapalhar a vida de Isaura é Leôncio, filho da fazendeira. Obcecado pela escrava diferenciada, após a morte da mãe ele não esconde seu desejo em relação à moça, que, como heroína romântica que é, resiste.

Isaura prefere se arriscar a morrer, fugindo com o pai para Recife, a se entregar ao seu senhor. Lá, ela troca o nome para Elvira, e desperta a paixão do jovem e rico Álvaro. Sua condição de escrava, porém, é revelada por Leôncio, estabelecendo a disputa entre o autoritário escravista e o jovem abolicionista pela moça.

Portal Domínio Público

O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma justa, colocando à disposição de todos os usuários  uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal tem como seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo