Baixe grátis livro sobre Design Thinking
Olá leitores do Canal do Ensino!
Você que é empreendedor e tem uma empresa, responda essa: você é inovador? Como conseguir uma diferenciação de produto ou serviço no mercado? DifÃcil, não é? Para te dar umas ideias, trazemos aqui uma dica de livro grátis sobre Design Thinking.
O livro
O Design Thinking é um trabalho coletivo da equipe de consultoria em Inovação da MJV Tecnologia e Inovação, uma empresa tradicional em TI que, pela necessidade de evoluir e se reinventar, buscou na inovação o seu tema.
O livro aborda problemas tradicionais de negócio sob múltiplas perspectivas, ajudando a solucioná-los de maneira mais efetiva, que conduz a novos caminhos. Ainda apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.
O que é Design Thinking?
Design Thinking se refere à maneira de pensar de um designer, que utiliza um tipo de raciocÃnio pouco convencional no meio empresarial, o pensamento abdutivo. Nesse tipo de pensamento, busca-se formular questionamentos através da apreensão ou compreensão dos fenômenos, ou seja, são formuladas perguntas a serem respondidas a partir das informações coletadas durante a observação do universo que permeia o problema. Assim, ao pensar de maneira abdutiva, a solução não é derivada do problema, ela se encaixa nele.
Não se pode solucionar problemas com o mesmo tipo de pensamento que os criou: abduzir e desafiar as normas empresariais é a base do Design Thinking.
Neste caso, o designer não é só aquela pessoa preocupada com a estética dos produtos. Aqui, ele é a pessoa que percebe as coisas e age sobre elas. Ele enxerga como problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência e o bem-estar na vida das pessoas. Isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções.
Conteúdo
O livro apresenta uma série de ferramentas práticas, desenvolvidas para promover a inovação no ambiente profissional. Aprenda também em qual contexto utilizar essas ferramentas. Veja alguns exemplos:
– Cartão de Insight: aprenda a organizar e sintetizar de maneira eficiente a grande quantidade de informações resultantes de uma pesquisa.
– Mapa conceitual: visualize objetivamente dados complexos de campo em diferentes nÃveis de profundidade, permitindo a extração de novos significados para sua pesquisa.
– Blueprint: uma matriz criada para esquematizar os complexos sistemas de interações que caracterizam uma prestação de serviço, ressaltando aspectos crÃticos e oportunidades inerentes ao negócio.
Autores
O Design Thinking foi escrito pela equipe de consultoria formada por:
- MaurÃcio José Vianna e Silva: Engenheiro de Computação pela PUC-RJ, Mestre e Doutor em Ciência da Computação pelo IIT – Illinois Institute of Technology.
- Ysmar Vianna e Silva Filho: Engenheiro Elétrico pelo ITA, Mestre em engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela UCB – Universidade da Califórnia em Berkeley, Ph.D. em Ciência da Computação pela UCB.
- Isabel Krumholz Adler: Designer estrategista, formada pela ESDI /UERJ com mestrado na TU Delft, Holanda, cursou MBA Executivo na COPPEAD.
- Brenda de Figueiredo Lucena: Mestre em Design pela PUC-Rio, Designer pela ESDI/UERJ, estudou mÃdias digitais na escola de design alemã HfG Schwaebisch Gmuend.
- Beatriz Russo: Designer pela Faculdade da Cidade (RJ), especialista em Fatores Humanos e mestre em Design Centrado no Usuário pela PUC-Rio, e Doutora em Experiência Emocional pela Universidade Tecnológica de Delft, Holanda.
Aquisição
Você pode comprar o livro Design Thinking para Kindle e Kobo, em livrarias ou acesse o site livrodesignthinking.com.br. É só fazer um post em alguma rede social sua, falando da aquisição. Aproveite!
Boas ideias, boas inovações e boa leitura nesta dica de livro do Canal do Ensino.
Até a próxima!