Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Aumente o foco dos seus alunos em sala de aula

Aumente o foco dos seus alunos em sala de aula

Olá, pessoal!

Muitas vezes durante a explicação os alunos perdem o foco da aula por causa de distrações dos colegas, aparelhos eletrônicos ou apenas por cansaço mental, e não retém as informações que estão sendo passadas pelo professor. Sendo aaim, trazemos aqui algumas sugestões para professores aumentarem o foco dos seus alunos em sala de aula.

É muito importante que se encontrem maneiras de o aluno aumentar os níveis de concentração, e, principalmente, conseguir memorizar os conteúdos que entra em contato durante a aula, pois isso é fundamental para o aprendizado.

Dicas para seus alunos sobre como aproveitar melhor a aula

1- Valorização da expressão verbal e da não verbal
É preciso incentivar os alunos a prestarem atenção nos conceitos que o professor enfatiza na aula, mas, além disso também é fundamental que eles entendam a importância da linguagem corporal. Por meio dos gestos, é fácil perceber quais os tópicos mais importantes da aula.

2- Foco nas palavras
Muitas vezes os alunos perdem o foco, pois ele se concentra mais na imagem do professor do que no que ele está dizendo. Por isso, é importante incentivar os alunos a se manterem na sua linha de raciocínio, para não se perderem com detalhes bobos.

3- Participação em aula
Para manter os alunos focados deve-se enfatizar importância dos questionamentos quando algum tópico não for compreendido. Também é importante dizer que as próprias reações corporais dos alunos, como acenar a cabeça quando concordam com você ou demonstrarem uma feição de dúvida são ferramentas simples para que consigam se manter focados por mais tempo.

4- Não fazer adivinhações
Algumas vezes os alunos tendem a acreditar que já sabem o que o professor vai dizer, isso acontece principalmente durante as aulas de revisão de conteúdo. Por isso, é importante explicar a eles, que quando fazem isso estão mais propensos à falta de atenção, podendo perder conceitos relevantes.

5- Não se preocupar com a gramática
Muitas vezes no momento em que registram o que o professor está falando, os alunos podem ter dificuldades para escrever corretamente algumas palavras. Por isso, é bom dizer a eles que não se preocupem com isso nesse momento, eles devem escrever da maneira que acharem correta e somente depois corrigirem a ortografia.

Também é importante estimular as anotações paralelas, quando os alunos lembrarem de conceitos anteriores que podem ser relacionados ao assunto atual.

Experimente essas sugestões. Você pode conseguir manter o foco e a motivação dos seus alunos a gostarem cada vez mais de aprender.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo