Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Aulas de redação: prepare aulas sobre possíveis temas no Enem

Aulas de redação: prepare aulas sobre possíveis temas no Enem

Olá, professores!

A preparação para o Enem é muito intensa, os alunos precisam de muito tempo para conseguir estudar todas as matérias, além disso é necessário ficar atento as atualidades e praticar a redação. O professor de português deve ajudar esses alunos na preparação, por isso se você trabalha na área de ensino não deixe de conferir nossas dicas de como dar aulas de redação, baseando-se no Enem.

Não é complicado trabalhar a redação com os alunos, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes, como o tema, a forma de correção, entre outras coisas. Já falamos sobre alguns temas que podem cair no Enem de 2016, veja todos os temas . É interessante pedir aos alunos para fazer uma redação de cada tema que pode ser cobrado na prova.

Uma dica importante que vai ajudar bastante os alunos é trabalhar os temas, não adianta passar apenas a lista com os temas que podem cair na prova, é necessário trabalhar e discutir sobre eles. Nas aulas de redação o aluno vai precisar dissertar o tema, ou seja, discutir o assunto, se ele apenas souber o tema não adianta, é necessário saber o que você vai falar. Veja aqui alguns assuntos possíveis para o próximo Enem:

  • A falta de água;
  • As manifestações políticas;
  • A mobilidade urbana;
  • Preconceito racial;
  • O conceito da família;
  • O limite da estética e da saúde;
  • A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global.

caderno-lapis-caneta-e-borracha

Esses são apenas alguns dos temas possíveis que podem cair no Enem, existem outros e é interessante trabalhar cada um deles com os alunos. É claro que alguns são mais fáceis, mesmo assim não deixe de conversar sobre eles ou mesmo passar um texto falando sobre o assunto.

A melhor forma de ensinar nas aulas de redação é colocando os alunos para treinar, por isso passe o tema para eles e depois faça a correção com eles, existem várias formas de corrigir para que eles aprendam. Você pode corrigir em casa e anotar os erros e mudanças que o aluno precisa ter atenção, também pode corrigir com a turma inteira ou até colocar os próprios alunos para corrigir as redações dos colegas.

Pode ter certeza que, se fizer todas essas formas, os alunos vão ficar mais preparados para fazer uma boa redação. Mas não é apenas isso que você precisa trabalhar com os alunos, é necessário treinar a redação, mas também precisa saber a língua portuguesa, para não escrever nada errado. Ajude os alunos na questão de concordância, pontuação e até mesmo vícios de linguagem.

O aluno que tem vício de linguagem pode acabar escrevendo errado por causa disso, muitos também erram na hora de colocar uma vírgula, por exemplo, por isso, trabalhe essa parte gramatical com os alunos. Isso quer dizer que assuntos para suas aulas não vão faltar, o problema é conseguir trabalhar tudo isso em pouco tempo, o Enem 2016 já está chegando, mas se você quer preparar os alunos para os próximos anos já pode começar.

Não deixe de mostrar aos alunos videoaulas sobre redação, eles não só podem, mas devem estudar sozinhos e praticar muito. Mostre que os alunos não podem depender apenas dos professores, mostre também que existem vários cursos gratuitos sobre português.

Fique atento para não dar bobeira com os alunos e prepará-los para uma boa prova. Não deixe de conferir outros artigos do Canal, eles podem ajudar bastante, deixe também seu comentário.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo