Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Aulas de ética na escola: as vantagens desse método

Aulas de ética na escola: as vantagens desse método

Olá leitores!

Temos um assunto importante para tratar, a Ética. Essa palavra é muito usada, mas nem sempre se entende o que ela realmente quer dizer, ou o quanto ela pode ser aplicada no dia a dia, principalmente no ambiente escolar.

A ética deve ser ensinada não apenas pelos pais, mas também pelos professores. O ambiente escolar é onde o aluno passa a maior parte do tempo, tem o maior número de interações e influências durante toda a sua infância e juventude e, por isso, é importante ensinar ética desde cedo.

Não tem um mínimo de idade para aprender sobre isso, desde os primeiros anos na escola é possível ensinar como viver em harmonia e ser uma boa pessoa, aliás, quanto mais cedo se aprende, melhor é a assimilação.

A ética deve ser abordada nas escolas, não só na aula, mas em todos os ambientes, pelo simples motivo de ser o básico para uma convivência saudável e harmoniosa com todos os outros colegas e funcionários da escola. Isso melhora a criança e a prepara para ser um adulto responsável e consciente.

Como ensinar a ética na escola

baloes-de-fala-e-pessoas

A melhor hora para começar a ensinar sobre ética é o mais cedo possível, mas como ensinar? Crianças e jovens aprendem mais fácil de uma maneira apenas, através de exemplo. A regra do faça o que eu digo e não faça o que eu faço não se aplica a crianças. Para ensinar uma criança a ter ética, primeiro deve começar a dar exemplos de como ela funciona, assim seu exemplo será seguido.

Exemplos de ética como professor:

  • Respeitar a opinião de todos os alunos da classe;
  • Sempre entregar documentos, avaliações e notas no prazo estipulado;
  • Sempre respeitar outros professores, nunca falar mal deles para os seus alunos;
  • Respeitar os outros funcionários da escola;
  • Nunca expor um aluno, nunca ler em voz alta aquela frase errada que ele escreveu;
  • Mesmo que não concorde, siga a proposta educacional da escola e seus métodos.

Esses são exemplos básicos do que pode ser feito, parece pouco, mas o exemplo irá e muito. Logo você notará que os alunos, principalmente os mais novos, irão se inspirar na sua conduta e também agiram de forma mais ética, fazendo com que o ambiente de ensino se torne muito mais amigável e harmonioso.

Também deve ser cobrado certas atitudes dos alunos, tentando não impor como regra, mas sim como atitude ética e saudável.

O que pode ser cobrado dos alunos:

  • Respeitar o professor;
  • Nunca colar em trabalhos ou avaliações;
  • Não praticar o bullying;
  • Não apenas dar um “CTRL+C CTRL+V” (copiar e colar);
  • Respeitar as regras da escola e da sala de aula.

Gentileza gera gentileza, e nesse caso ético ensina ética. Proibições não tornarão um aluno uma pessoa melhor, apenas irá fazer com que ele esconda melhor tudo que fizer de errado, portanto, através do exemplo, de discussões com a classe e de certas atividades, ensine-o a ser uma boa pessoa, quando alguém estiver olhando ou não.

Tente incentivá-los a conhecer e respeitar os outros colegas, todos somos diferentes e o mundo gira em torno da diversidade, portanto respeitar a diferença do colega é o primeiro passo para respeitar novas culturas, novas ideias, esse é o primeiro passo par um bom cidadão.

Dê também exemplos, faça teatros se for necessário, mostre como atividades que parecem inofensivas como furar a fila, não devolver o troco errado, emprestar aquele lápis do colega e não devolver, também é falta de ética e que a pessoa não está ganhando nada com aquilo, apenas perdendo amigos, oportunidades e o respeito de todos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo