Você está aqui:Home » Enem » Aula ao vivo e gratuita de matemática sobre os principais assuntos do Enem

Aula ao vivo e gratuita de matemática sobre os principais assuntos do Enem

Olá leitores!

No segundo dia de provas do Enem, os candidatos realizam a Redação, a prova de Linguagens e suas Tecnologias e, por fim, a prova de Matemática e suas Tecnologias. Cinco horas e meia para todo esse conteúdo, é considerado tempo insuficiente para muitos candidatos, Por isso, é fundamental dominar a teoria, e, assim, conseguir fazer a prova na velocidade ideal.

Para dar um apoio aos alunos, o QG do Enem realizará uma aula ao vivo, online e gratuita de Matemática. O professor Rodrigo Sacramento, do curso Matemática do Zero, comandará a aula no dia 15 de junho, quarta-feira, às 20 horas.

Sacramento diz que a maior falha dos alunos vem da parte básica. “Sem o entendimento completo do conteúdo básico, é natural que ele crie uma espécie de barreira ao avançar em assuntos mais complexos. Fica mesmo mais difícil”. Como consequência, o candidato, no nervosismo, acaba “chutando” a questão e termina se prejudicando devido a maneira de correção do exame.  Pensando nisso, a aula será focada em responder as dúvidas mais frequentes dos alunos.

Para conhecer o curso Matemática do Zero.

Para entrar no clima da aula, separamos 5 top assuntos mais cobrados em matemática e suas tecnologias no Enem:

  1. Grandezas proporcionais

Em média, 1 a cada 4 questões de matemática do Enem envolvem grandezas proporcionais. Saber lidar com grandezas e proporções poderá te ajudar muito na hora de resolver este tipo de questão.

As questões que envolvem grandezas podem ser cobradas das seguintes formas:

Diretamente Proporcionais: São aquelas quando a variação de uma provoca a variação de outra. Exemplo: Se você dobrar uma grandeza, a outra dobra também.

Inversamente Proporcionais: São aquelas em que operações inversas são usadas nas duas grandezas. Exemplo: Se você dobrar uma grandeza, deve dividir a outra por dois.

  1. Cálculo de Porcentagem

É frequente no Enem questões que trabalhem acréscimos ou reduções em preços, números ou quantidades, e que te exijam o conhecimento em cálculo de porcentagem para resolvê-las.

A porcentagem pode ser representada por uma fração decimal ou pelo símbolo %, e para calcular a porcentagem, basta multiplicar o valor desejado pelo percentual que se quer, na forma decimal ou fracionária. Entenda a baixo:

exemplo-de-porcentagem

Exemplo: 5% de 500 é igual a 500 x 0,05, que é igual a 25. (leia mais aqui)

  1. Funções de 1º e 2º graus

Existem várias funções dentro da matemática, mas as funções de primeiro e segundo grau costumam ser as mais recorrentes na prova do Enem.

Função de primeiro grau: As funções de primeiro grau ou funções afins são aquelas que são dadas a partir da expressão em sua forma genérica: f(x)= a.x + b. A e b são números reais e a é diferente de 0. A representação gráfica de uma função de segundo grau será sempre uma reta.

Função de segundo grau: As funções de segundo grau ou funções quadráticas são aquelas que são dadas a partir da expressão em sua forma genérica f(x)= a.x²+ b.x + c. Ab e c são números reais e a é diferente de 0. A representação gráfica de uma função de segundo grau é uma curva chamada parábola.

  1. Cálculo de volume nos principais sólidos geométricos

Os sólidos geométricos englobam as figuras que possuem mais de duas dimensões, como, por exemplo, os prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas. Os exercícios deste tema cobram principalmente o cálculo do volume de cada polígono. Veja como se calcula cada um:

poligonos

Prismas: V = área da base x altura

Cilindros: V = área da base x altura

Cones: V = área da base x 1/3 da altura

Pirâmides: V = área da base x 1/3 da altura

Importante ! Para calcular o volume dos sólidos geométricos é necessário também o conhecimento do cálculo de área das principais figuras geométricas planas.

  1. Probabilidade e Estatística 

A estatística, ramo do conhecimento que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, frequentemente foi tema de questões das últimas provas do Enem. Veja um exemplo de questão da edição de 2013:

exercicio

Para resolver este tipo de questão e outras relacionadas, você deve ter conhecimentos em probabilidade e noções de técnicas de contagem.

Bons estudos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo