Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Atletismo: tudo o que você precisa saber

Atletismo: tudo o que você precisa saber

Olá, leitores!

O atletismo faz parte dos esportes incluídos nas Olimpíadas e tem uma grande quantidade de admiradores e de adeptos. Apresentando diferentes manifestações, o atletismo é bem valorizado e conhecer a história e os principais aspectos é enriquecedor. Aqui será mostrado tudo o que você precisa saber sobre o atletismo.

Atletismo: um esporte ou vários esportes?

O nome atletismo diz respeito a uma gama de atividades. O conceito de atletismo tem origem em um lugar muito importante na história ocidental: a Grécia. Lá foi o cenário para as primeiras práticas e competições do esporte, que venceram o tempo e chegaram aos dias atuais.

estadio-e-pista-de-atletismo

Preparo físico para o atletismo

Todas as vertentes do atletismo exigem dos praticantes preparo físico e são muito úteis para a perda de peso e para o exercício da atividade cerebral também. Para praticar o atletismo não basta utilizar só o corpo: a mente precisa trabalhar para que o atleta alcance um resultado favorável. A definição de uma estratégia, por exemplo, é assunto que toma o tempo de quem pratica qualquer divisão do atletismo.

O que faz parte do atletismo?

Muita gente não conhece as modalidades que formam o atletismo. Uma delas é a corrida de obstáculos, na qual os competidores precisam completar o circuito saltando os obstáculos presentes na pista. O revezamento, modalidade que precisa de um quarteto, também faz parte do atletismo.

O lançamento é uma modalidade pela qual muitas pessoas se interessam por conta da simplicidade de suas regras: é considerado vencedor o atleta que lançar o objeto mais longe. Com um nome diferente, o heptatlo também é um esporte atlético e extremamente completo, já que é composto por sete atividades diferentes. No entanto, apenas as mulheres podem tomar parte nas competições.

A corrida realizada nas pistas, muito conhecida pelas pessoas, também é integrante do atletismo. Os saltos também devem ser lembrados, havendo dois tipos diferentes: o relacionado à altura e o relacionado à distância. O decatlo é um mix de 10 exercícios atléticos que, à semelhança do heptatlo, tem competidores específicos: nesse caso, são os homens.

Os praticantes do atletismo no Brasil

O Brasil é um país com bastante tradição em esportes, inclusive no atletismo. São muitos os bons atletas que podem ser citados, firmando as terras brasileiras como terra de bons competidores. Alguns dos profissionais do atletismo do Brasil são: Ademir Gomes, Andressa Oliveira, Fabiana Murer, Geisa Arcanjo, Joelma Sousa, Laila Ferrer, Mauro Vinicius, Sandro Viana, Vanda Gomes, Paulo Roberto, Caio Bonfim e outros.

O sucesso do Brasil no atletismo

O Brasil não possui apenas muitos nomes no atletismo: também há muitas premiações.  A quantidade de medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros é razoável: 13. O maior número de medalhas é de bronze, sendo 7. A medalha de ouro, a que mais interessa aos competidores, foi obtida 4 vezes. A de prata, segunda no pódio, foi posta no pescoço dos atletas do Brasil três vezes.

E não precisa esperar o mês de agosto para acompanhar as competições no atletismo pelas Olimpíadas. O MEC oferece cursos gratuitos sobre os jogos Rio 2016!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo