Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Atenção! Novo acordo ortográfico já está em vigor no Brasil

Atenção! Novo acordo ortográfico já está em vigor no Brasil

Olá pessoal,

Desde 1º de janeiro de 2016, qualquer manifestação escrita em língua portuguesa será regida obrigatoriamente pelas novas normas do novo Acordo Ortográfico. Depois de um período de seis anos de transição, o acordo ortográfico assinado com 7 países de língua portuguesa entrou oficialmente em vigor no Brasil.

Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era de que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, porém, após polêmicas e críticas, o governo adiou a entrada em vigor para este ano.

Mesmo que a mudança atinja somente 0,8% do total de palavras usadas no Brasil, é necessário estar atento:

Algumas palavras perderam o acento, outras se separaram ou se uniram. Em relação à acentuação, somente os termos paroxítonos (com a tonicidade presente na penúltima sílaba) foram atingidos. De agora em diante, todos os paroxítonos finalizados em -A, -E, -O (pluralizados ou não), -EM e – ENS não serão mais acentuados graficamente.

Além disso, as letras K, W e Y, eliminadas pela reforma de 1943, foram reincorporadas e são empregadas nos seguintes casos:

1 – Em nomes de origem estrangeira e seus derivados: Kennedy, Darwin, Byron, kennediense, darwinismo, byroniano;

2 – Em siglas, símbolos e unidades de medida de uso internacional: KLM, TWA, K (potássio), km (quilômetro), kW (quilowatt);

3 РEm palavras estrangeiras de uso corrente no portugu̻s: kart, kit, kung fu, show, web, playboy, playground.

Nós tivemos tempo para nos adaptar às novas normas do Acordo Ortográfico e, agora, mais do que nunca, é importante não errar, principalmente, em provas de concursos públicos e redações.

Até logo.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo