Você está aqui:Home » Enem » Assuntos mais cobrados na prova de Português do Enem

Assuntos mais cobrados na prova de Português do Enem

Olá estudantes!

Enem se aproxima mas não se desespere. A gente sabe que é quase impossível saber tudo o que foi aprendido no ensino médio. Por isso, uma sugestão é focar em temas específicos. Para facilitar sua vida, o site Universia Brasil fez um raio-x com os assuntos mais cobrados na prova de português nos últimos 3 anos.

Não que você deva estudar só esses assuntos, mas é um complemento para montar o seu próprio plano de estudos e, assim, otimizar sua leitura e aproveitar melhor o tempo reservado para essa atividade.

A prova de português é encontrada dentro da área do conhecimento definida por “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, que também engloba Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição).

Esse exame é baseado em textos e a indefectível interpretação de textos está onipresente em quase todas as questões. Segundo a professora Lu Cunha, do Curso Objetivo, em literatura é comum aparecerem textos de autores importantes e relacionados ao modernismo, mas não vão pedir nada sobre literatura em si, mas sim uma análise de texto.

Outra dica da professora Lu é dominar as funções de linguagem como denotação e conotação porque o Enem costuma cobrar a relação entre quadrinhos e texto, pinturas e texto, e gráficos e texto.

Denotação: quando a palavra apresenta o sentido original, sem levar em consideração o contexto da frase, ou seja, tal como aparece no dicionário.

Conotação: quando a palavra aparece com significado, passível de interpretações que dependem do contexto em que está aparecendo.

De acordo com a professora Fernanda Carvalho Bomfim, do Cursinho do XI, o estudante deve focar a atenção nas figuras de linguagem, em ambiguidade, intertextualidade, síntese e resumo, além de literatura e gêneros textuais.

Por fim, uma dica importante para não perder tempo nas provas do Enem: “Grife sempre. Nunca se esqueça de grifar porque assim você já está respondendo a alguma questão”.

Dito isso, agora dê uma olhada no que caiu na prova de português do Enem nos últimos 3 anos:

– 43 questões sobre Interpretação de Texto com temas de atualidade, medicina, tecnologia, ciências e artes.

– 13 perguntas sobre Análise de Poemas. Poetas abordados: Sonia Queiroz, Raimundo Correa, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Cecília Meirelles, Cacaso, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Gilka Machado.

– 9 testes sobre Interpretação de Charges e Tirinhas (Caco Xavier, Hagar, Laerte e Ivan Cabral).

– 8 questões sobre Letras de Músicas e Movimentos.

– 8 questões sobre Cartazes Publicitários.

– 6 testes sobre Trechos de Livros. Livros abordados: Triste Fim de Policarpo Quaresma, A Hora da Estrela, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Grande Sertão Veredas, Morte e Vida Severina, O Cortiço.

– 5 questões sobre Figuras de Linguagem (indução, raciocínio lógico, comparação).

– 5 questões sobre Obras de Arte.

– 4 questões para relacionar Obras de Arte e Textos. Temas: LXXVIII de Luis de Camões x Mulher com o Unicórnio, de Rafael Sanzio; carta de Pero Vaz Caminha x O Descobrimento, de Portinari; Tronco com Cadeira, de N.Leirner foto de Paulo Nazareth x O Simbolismo das Artes Plásticas, de Aniela Jaffé.

– 3 perguntas sobre Estratégia Argumentativa.

– 2 questões sobre Relação de Imagens e Realidade.

– 2 questões sobre Interpretação de Gráficos.

– 2 questões sobre Pronomes e Expressões.

– 2 questões sobre Gênero do Texto.

– 1 questão sobre Ligação de Textos a Fatos Atuais (função da linguagem, sentido de piadas, relação semântica).

Para se dar bem em português, você deve ler bastante e treinar sua interpretação. Por mais repetitivo que soe, não tem como fugir dessa! Na hora da prova fique atento para os enunciados e mantenha a calma.

Boa sorte!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo