Você está aqui:Home » Enem » Assuntos mais cobrados na prova de Biologia do Enem

Assuntos mais cobrados na prova de Biologia do Enem

Olá estudantes!

Tá chegando o Enem! Assim, o estudante deve se dedicar aos estudos, mas sem se desesperar. A gente sabe que é difícil saber tudo o que foi aprendido no ensino médio. Por isso, uma sugestão é focar em temas específicos. Para facilitar sua vida, o site Universia Brasil fez um raio-x com os temas que mais caíram na prova de biologia nos últimos 3 anos.

Não que você deva estudar só esses assuntos, mas é um complemento para montar o seu próprio plano de estudos e, assim, otimizar sua leitura e aproveitar melhor o tempo reservado para essa atividade.

O Enem possui por característica principal a interdisciplinaridade. Com a biologia não é diferente, a matéria é encontrada dentro da área do conhecimento definida por “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, que também engloba física e química.



As questões são sempre muito bem formuladas, com textos, gráficos e figuras que irão analisar a capacidade de raciocínio e interpretação do estudante. É muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do enunciado, especialmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta, além das alternativas que, muitas vezes, podem conter alguma dica para a resolução. A chave para um bom aproveitamento em biologia é atenção!

Você deverá ser capaz de juntar tudo o que foi aprendido na sua vida escolar e trazer para a sua realidade, uma vez que o Enem sempre traz questões contextualizadas em assuntos do cotidiano.

Dito isso, agora dê uma olhada no que caiu na prova de biologia do Enem nos últimos 3 anos:

– 8 questões sobre Vida Animal. Temas abordados: cadeia alimentar e comensalismo, inquilinismo, cooperação, predatismo, mutualismo, classificação (filo, reino, classe) e sistema biológico.

– 2 perguntas sobre Vírus. Temas: HPV, malária, pandemia, peste, surto H1N1, varíola e rubéola.

– 5 questões sobre DNA nas últimas 3 avaliações do Enem.

– 5 perguntas sobre Saúde Pública nas últimas 3 provas do Enem.

– 3 conhecimentos sobre Ecossistemas foram exigidos nas últimas 3 provas do Enem.

– 2 questões sobre Células.

– 2 questões sobre Corpo Humano.

– 2 questões sobre Biocombustíveis.

– 2 questões sobre Reciclagem.

– 1 questão sobre Aquecimento Global.

– 1 questão sobre Fontes de Energia.

Em se tratando de biologia no Enem, você deve estar a par dos acontecimentos atuais relacionados ao tema. Então leia jornais, revistas e sites, além das matérias estudadas em sala de aula. Você vai se sentir muito mais seguro. Na hora da prova fique atento para o enunciado das questões e mantenha a calma. Torcemos por você!

Até a próxima!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo