Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » Assista grátis ao documentário: Uma escola entre redes sociais

Assista grátis ao documentário: Uma escola entre redes sociais

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você estudante: é amigo do seu professor no Facebook? E você, professor: manda mensagens para seus alunos no Twitter? Trocam fotos no Instagram? A maioria fica meio ressabiada de trazer esse relacionamento para fora da sala de aula.

O que acontece é que não existe um consenso sobre como deve ser a relação de professores e alunos nas redes sociais, já que é aí que surgem as questões: As informações pessoais divulgadas nas redes interferem na relação em sala de aula? As redes podem ser usadas a favor da aprendizagem?

Divulgado em 2013, o documentário “Uma escola entre redes sociais” abordou o tema ao retratar o cotidiano de utilização do Facebook por professores e alunos do ensino médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schoert, no Rio de Janeiro.

O documentário

O objetivo da realização desse trabalho era revelar as dinâmicas de como essa interação fora da escola acontece e para isso docentes e estudantes foram incentivados, em grupos, a debater o tema. O documentário é um dos resultados da pesquisa Redes Sociais na Escola, realizada pelo Observatório Jovem, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em matéria publicada no site Porvir, Paulo Carrano, coordenador do observatório e docente na faculdade e educação da UFF afirma: “O espaço pedagógico da escola é pouco aberto para surpresas e as redes sociais nos abrem para o inesperado. A interação de professores e alunos nesse espaço permite que um conheça uma faceta do outro que não é demonstrada na escola”.

Depoimentos

No vídeo, a professora de geografia Claudia Rodrigues conta: “Eu não tinha nenhum aluno no meu Facebook, muito porque eu usava a rede para me comunicar com os meus amigos. Mas quando vi que as turmas do ensino médio tinham grupos das salas na rede, enxerguei isso como um canal de comunicação com eles”. Segundo os relatos, o grupo é bastante utilizado pelos estudantes para a troca de materiais que os ajudam a estudar para provas, a realizar trabalhos e mesmo para continuar o debate sobre algum tema inicialmente abordado em classe.

Contra x A favor

Mas alguns dos estudantes entrevistados dizem que não costumam adicionar os professores como amigos na rede por “questões de privacidade”. Já outros dizem que não se importam, como a estudante do 2º ano Ana Caroline de Araújo Gaspar que diz não ter nada contra: “A postura do aluno no Facebook pode ser bem diferente da que ele tem na escola, mas isso não significa que ele é bagunceiro ou tira notas baixas. Mesmo o professor vendo o que a gente faz fora, isso não interfere na relação dentro da classe”. Já Ygor Marcolino de Oliveira, aluno do 3º ano, vê pontos positivos na amizade virtual: “Alguns professores postam coisas interessantes para a gente, postam matérias de prova para estudarmos e ajuda muito”.

A professora de história Luciana Dias, adota uma postura diferente de sua colega de geografia que disse ter criado um segundo perfil na rede apenas para essa interação com os alunos. Dias defende essa relação como um estímulo a aceitação individual. “É uma oportunidade que a gente tem de ensinar nossos alunos a sermos respeitados pelo que somos. Eu não vejo essa diferença, eu não sou a professora e a não professora. Eu sou eu, Luciana”.

Aprendizado nas redes sociais

Em um artigo publicado pela Universidade Federal de Goiás os autores Delcides Rodrigues de Assis e Leonardo Antonio Alves ressaltam a importância do papel da internet na interação social, principalmente no que diz respeito a mistura da vida dentro das instituições de ensino com a pessoal. “É na junção desses planos através das redes sociais que a relação professor-aluno pode progredir. Apropriando-se das redes como meio de comunicação, o aprendizado será uma conquista mútua, dos alunos que conseguem tirar proveito de uma relação amistosa com seus professores, e destes, que na medida em que admitem as redes sociais como um novo ambiente de aprendizagem, podem utilizá-la, por exemplo, para postar os conteúdos propostos para as disciplinas”.

Mas ao mesmo tempo, essa postura é questionada por Carrano, pois quando os docentes estão usando seu tempo e recursos pessoais para disponibilizarem nas redes conteúdos educacionais, estão fazendo trabalho extra e sem remuneração. “O professor acaba levando trabalho para casa, pois muitas escolas não possuem internet ou computadores para eles usarem e ainda não enxergam isso como parte de seu trabalho”, explica.

“Não há um consenso sobre essas condutas e acho que nunca vai ter. Mas espero que as instituições apoiem mais seus professores, que levem esse debate para o planejamento político-pedagógico, que encarem o fenômeno das redes sociais como um desafio e também como uma possibilidade educacional”, completa o professor.

Aproximação

Um ponto importante ressaltado pela professora de biologia Cristina Magella é sobre como essa interação virtual pode aproximar os docentes de seus alunos. Segundo ela, nenhum professor consegue ter uma relação mais próxima com todos os estudantes de uma turma, pois além delas serem numerosas, alguns alunos são mais tímidos ou simplesmente não se sentem confortáveis em se expor pessoalmente.

“É uma forma de estar com o aluno no horário em que ele não está na escola. Estreita as relações e com isso ficamos sabendo um pouquinho da vida deles, o que também é bastante importante no processo de aprendizado”, afirma. E sua colega, Rodrigues, completa e vai além: “Descobrimos que muitas vezes eles são diferentes do comportamento que tem em sala de aula. Nas redes sociais vemos religião, carinho, rebeldia. Descobrimos um outro lado do aluno”.

Para ela, o que se descobre na relação pela internet pode ser comparado a momentos de interação extracurricular. “No meio do grupo o aluno é um e separado é outro. Se pegamos um ônibus junto com um aluno ou batemos um papo num passeio fora da escola é outra coisa, todo professor sabe disso. Essa aproximação que fazemos fora da escola, também pode ser feita pelo Facebook”.

Vídeo

Para entender melhor a experiência feira no Rio de Janeiro pela UFF, assista a íntegra do documentário “Uma escola entre redes sociais”:

Alunos e professores podem sim ser amigos nas redes sociais. Convença seus colegas. Convença seus alunos. E, desse modo, enriqueça essa relação que só tem a ganhar para os dois lados.

Até mais!

comentários (1)

  • ANTONIO MANUEL MARTINS MIGUEL

    Gostei do trabalho, assunto sempre atual.
    Tenho 72 anos de idade e fui professor nos 3 grau de ensino, básico, médio/secundário e superior.
    O professor tem o dever de se entrosar com os alunos, de os conhecer, saber quem são, de onde vieram e para onde querem ir. Quando e onde nasceu o aluno, seus pais, irmãos e avós, sua familia. Sua saúde, seus problemas familiares e sociais. Sua espiritualidade e sua religião.
    O professor tem que encontrar o melhor meio de se relacionar com os seus alunos, de os ouvir, de estar com eles, de lhes transmitir o saber, pois cada aluno é um Ser diferente do outro. São as novas tecnologias, o telefone, os blogues, as redes sociais, os encontros que facilitam a vida e lhe permitem formar homens e mulheres de verdade. O encontrar o modo, a forma de se fazer ouvir e entender.
    O professor não é e não pode ser um “animal” distante. Ele foi criança e jovem também. O professor tem que ser um auto-realizado, pois se não o for não pode mostrar ao aluno o caminho a seguir.
    Professor que são entender esse caminho…. é melhor arrepiar caminho e……. Deixar a profissão, para seu bem e para o bem dos seus alunos!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo