Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprendizagem centrada no aluno: o que é e quais são as suas vantagens

Aprendizagem centrada no aluno: o que é e quais são as suas vantagens

Olá, leitores!

Aprendizagem centrada é um termo muito utilizado hoje em dia, para explicar uma prática de psicoterapia baseada na nas teorias humanísticas de Carl Rogers. Este estudo visa indicar aspectos que transformam as práticas de ensino em um processo de aprendizagem significativa, onde prevê novas perspectivas para a construção de um ensino qualificado para cada aprendiz.

A aprendizagem centrada no aluno baseia-se em uma complexa percepção do aprendiz em vários aspectos de sua vida na formação de sua personalidade, com isto fica muito evidente de que maneira este indivíduo absorve conhecimento e também o porque de determinadas dificuldades de aprendizado. Em outras palavras, o aprendiz é induzido ao aprender a aprender.

A teoria de Carl Rogers incita a repensar o modelo de ensino adotado nas escolas convencionais que conta com uma hierarquia que regula a aprendizagem sem se dar conta nos aspectos mais importantes no processo de aprendizagem: o indivíduo aprendiz. O modo visto nas escolas tradicionais parece obedecer um padrão de aprendizagem que preparam pessoas a servirem as expectativas sociais ao invés de desenvolverem seus próprios talentos, para que estejam realmente preparados para servir a sociedade de maneira plena.

Diferenciais da aprendizagem centrada no aluno para a educação

estudantes-com-as-maos-levantadas

A aprendizagem centrada no aluno, dentre vários aspectos, alcançam também itens relacionados a personalidade do indivíduo de um ponto de vista que vai além das paredes da escola. Segundo Carl Rogers, o professor é visto como um facilitador e o aluno como fator condicionante do ensino e a instituição o canal de expressão onde o conhecimento é compartilhado.

Então, o papel do facilitador (seria) sensibilizar-se com os aspectos pessoais que proporcionaram a formação de cada indivíduo e, com isto, empreender o conhecimento para sua aprendizagem de maneira que seja melhor e mais facilmente absorvida por ele. O aluno por sua vez, simboliza além de um estudante, um ser humano com uma história de vida formada por um conjunto de sentimentos, interesses, conquistas, fracassos aos quais são determinantes para a construção de sua personalidade. Já a instituição de ensino representa um conjunto de regras que garantem assistência ao educacionismo liberal, ou seja, oferece indivíduos preparados para servir a sociedade e garante a educação da geração vigente.

As grandes vantagens da aplicação da metodologia de Carl Rogers de aprendizagem centrada sobre o aluno são:

  • Facilitar a aprendizagem do aluno, enfatizando seus verdadeiros potenciais e o levando a alcançar a aprendizagem levando em consideração aspectos positivos e negativos de seu próprio sistema mental de aprendizagem;
  • Aproximação do professor aos seus alunos, o que facilita também a flexibilidade do profissional com o aprendiz;
  • A aprendizagem significante é absorvida de maneira mais intensa, porque recebe relação simbólica e penetrante tanto para o educando quanto para o professor;
  • A melhoria das relações interpessoais é um importante diferencial na aprendizagem centrada no aluno, pois promove compreensão empática do conteúdo além de entendimento e sensibilidade sobre os aspecto de formação de cada indivíduo aprendiz.

Carl Rogers contribui para o universo da educação com sua sensibilidade de pensamento onde cada indivíduo emana uma importância, aprendendo e ensinando uns aos outros. Desta forma o sistema educacional torna-se um local onde a complexidade é compreendida e os processos de ensino transformam estudantes em agentes multiplicadores de conhecimento que auxiliam nas demandas sociais trazendo como principal instrumento as perspectivas ideológicas.

Até mais!

comentários (1)

  • IARA MANATA PONTES

    Fui diretora da Escola Polivalente de Poços de Caldas e, em 1975 já trabalhávamos sob a orientação do pensamento de Rogers.
    Estávamos nós adiantados no tempo ?

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo