Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » Aprender nas férias? Filmes que divertem e ensinam

Aprender nas férias? Filmes que divertem e ensinam

Selecionamos uma lista de filmes para que vocês aprendam ao mesmo tempo em que se divertem durante as férias

Olá, leitores!

Separamos a seguinte listas de filmes nacionais para todos aqueles que buscam bons títulos para assistirem nas férias.

Os filmes selecionados são engraçados, possuem temáticas para crianças, jovens e adultos (alguns tem um teor mais complexo, mas a maioria são produções inteligentes e sutis), o importante é que todos eles divertem.

Quando falamos sobre filmes educativos, muitas pessoas torcem o nariz e não querem assistir a uma produção monótona e cheia de informações “empurradas goela à baixo”.

Entretanto, existem sim produções brasileiras excelentes em elaborar uma narrativa cinematográfica com conteúdo e, ao mesmo tempo, proporcionar diversão.

O diferencial desse tipo de produção cinematográfica se dá no fato de que cada um dos filmes traz mensagens e reflexões sobre assuntos importantes para a sociedade, como: aceitação, pré-conceito, educação, questões sociais, questões familiares, problemas na adolescência etc.

As abordagens de todos os temas são muito sutis, feitos de uma forma simples e delicada.

Tais filmes também podem ser usados em sala de aula para proporcionar aulas de interpretação de textos ou a realização de debates sobre os temas abordados em cada filme.

A ordem dos filmes está em ordem de idade, os primeiros são para as crianças e a classificação vai subindo de acordo com a temática.

São produções cinematográficas, algumas sem pretensão alguma de ensinar, mas acabaram por se tornarem filmes cheios de informações interessantes e cultura. Confiram:

  1. O menino e o mundo

Nesta premiada animação, temos um filme cheio de elementos estéticos atrativos para as crianças.

Por se tratar de um desenho, muitos podem não observar o grande valor que essa obra possui, pois, sua temática, aborda a relação de um menino com o mundo novo, recém-descoberto.

A atração para o novo e o desconhecido move toda a história do filme, mas o fascínio começa a desaparecer quando o menino passa a perceber que existem muitos perigos nesse mundo que lhe parecia tão encantador.

Existem mensagens lindas, passagens memoráveis e uma trilha sonora e musicalidade emocionantes.

Esse filme enquadra-se na categoria educativo por tratar da inocência das crianças, por mostrar aos adultos como os pequeninos veem o mundo.

  1. Uma professora Maluquinha

Esse filme retrata a relação de uma professora com sua classe numa escola interiorana.

Os paradigmas tradicionais da educação passam a ser quebrados a partir do momento em que a professora decide impor uma nova forma de ensino/aprendizagem para os seus alunos.

A história é simples, fácil de se entender, mas aborda assuntos como a necessidade da renovação da educação e como a relação professor e aluno é importante para a formação das crianças.

Também podemos ver como alguns professores enfrentam problemas ao tentar outros métodos de ensino para as salas de aula.

  1. Eu e meu guarda-chuva

Nesta divertida comédia, somos levados a refletir sobre os sentimentos mais profundos das crianças e o poder da imaginação e do lúdico em suas fases iniciais de aprendizado.

O filme retratará a morte de forma sutil e tocante, além disso, aborda também assuntos como a vida escolar das crianças, a fuga diante a situações difíceis através da imaginação.

A produção diverte por se tratar de uma narrativa carregada de terror e suspense, mas tudo tratado de uma forma leve e engraçada.

A lição principal do filme é enfrentar os seus medos e inseguranças.

  1. O segredo dos diamantesrolo-de-filme-e-pipoca

A narrativa dessa produção cinematográfica é eletrizante, o enredo apresentado é excepcional ao tratar de uma produção de ação e aventura nacional.

O filme é inspirador para as crianças, por trazer assuntos relacionados à amizade, coragem e senso de justiça.

A história é divertida e mostra como se dá as primeiras experiências das amizades e a importância de uma boa relação social desde a infância.

  1. Antes que o mundo acabe

Nesta produção, temos um roteiro de um filme que, digamos, pode se caracterizar em um rito de passagem.

As personagens são adolescentes que começam a perceber que a vida adulta pode não ser assim tão fácil, por isso encontramos assuntos ligados as fases da problemática adolescente.

Apesar de carregar consigo uma carga dramática um pouco mais elevada do que as outras produções, existe muita diversão na história desse jovem que procura conhecer mais sobre a vida e o seu passado.

A temática principal baseia-se nos conflitos familiares e pessoais dos adolescentes.

  1. As melhores coisas do mundo

Neste filme encontramos uma variedade impressionante de temas tão atuais que não temos tempo nem de perceber a carga dramática durante a história.

Existem muitos conflitos no enredo, por isso alguns podem passar despercebidos e não serem levados à sério, mas alguns são tão importantes e, digamos, reais, que é impossível não sermos tocado pela narrativa.

Todos os medos e anseios dos jovens estão neste filme, como também, todos os problemas que a vida adulta pode trazer para os jovens.

O filme é um misto de sensações, mas está entre uma das produções brasileiras mais competentes ao abordar todos os conflitos que essa fase da vida pode proporcionar.

Apesar de todas essas informações, o filme diverte com as situações engraçadas em que as personagens se colocam e com a forma com que os adolescentes veem o mundo.

Além de todos esses conflitos da adolescência, o longa também aborda assuntos como a sexualidade, preconceito e homossexualismo.

Vale a pena conferir cada um dos títulos da nossa lista.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo