Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » Aprenda e ensine língua de sinais para bebês

Aprenda e ensine língua de sinais para bebês

Olá leitores do Canal do Ensino!

Muitos pais, cuidadores e educadores já ouviram falar de língua de sinais para bebês, mas podem não saber por que é que a sinalização desses bebês é uma coisa positiva. Além disso, eles podem não saber como começar a sinalizar com o seu filho.

A principal razão pela qual sinalizar com os bebês é tão benéfico é porque reduz a frustração. Bebês são capazes de fazer simples sinais muito antes de terem a capacidade de falar.

Muitas vezes vemos bebês acenando tchau ou colocando os braços no ar, quando eles querem ser carregados; estes são simples gestos, ou sinais, que os bebês são capazes de fazer numa idade precoce. Então, é lógico que eles poderiam usar as ações para dizer muito mais.

Sinalizar com o seu bebê lhes dá as ferramentas que eles precisam para comunicar suas necessidades para você antes que eles possam conversar. Antes de falar, bebês podem indicar se estão com fome, sede ou calor.

Nas últimas décadas, estudos científicos revelaram que os bebês, antes de aprenderem a falar, são capazes de se comunicar por meio de gestos e sinais com mais facilidade do que se imagina.

Ajudar o bebê e a criança a expressar suas necessidades e emoções mesmo que ainda não seja capaz de expressar verbalmente. Você diz a palavra e faz o sinal, o bebê aprende com o som, o sinal e a representação do que você disse.

Normalmente os bebês fazem sinais, como “tchau”, “não”, “sim”. Também fingem cheirar quando acham uma flor, batem os braços quando enxergam um pássaro. Os sinais usados para bebês são mais simples do que LIBRAS.

A intenção não é ensinar ao bebê os sinais para substituírem as palavras, mas fornecer uma forma de expressão até que a fala se desenvolva e possa substituir os sinais. Eles ouvirão a palavra, mas também enxergarão o sinal para aprender a relacionar som, sinal e o que ele deseja. Se é comer, você dirá algo tipo “comida”, “fome”, “comer”, fará o sinal e dará comida.

A língua de sinais para bebês não é tão complexa quanto a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As crianças surdas, por exemplo, irão aprender toda a gramática de LIBRAS, linguagem que não será utilizada apenas por um período curto. Já as outras crianças só precisarão aprender os sinais para se comunicarem até o momento em que começam a falar. Até lá, os pais não podem se esquecer de continuar acompanhando os gestos com a linguagem verbal.

Esse estímulo pode fazer com que as crianças tenham um ganho de vocabulário e comecem a falar mais precocemente. Mas tudo depende do desenvolvimento natural da criança.

Confira no vídeo abaixo como você pode ensinar língua de sinais para bebês:



E então, gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo