Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Aprenda a procurar emprego pela Internet

Aprenda a procurar emprego pela Internet

Olá leitores do Canal do Ensino!

Não é nada fácil descobrir a melhor forma de procurar um emprego através da internet. Isso porque com a opção de pesquisa por palavra-chave, localização, atividade da empresa, ou todas as anteriores ao mesmo tempo, fica difícil saber qual combinação irá retornar os melhores resultados.

Sem saber qual o melhor método para obter os resultados almejados, muitas pessoas seguem apenas um padrão de informação para realizar sua busca: o título da posição que estão procurando. Buscar por “assistente de marketing” ou “enfermeira de pediatria” pode parecer uma boa maneira de conseguir resultados diretos deempresas que possuem esse cargo, mas na verdade esse tipo de busca elimina muitas posições que talvez sejam exatamente aquelas que está procurando.

Por quê? Porque muitas vezes o título dos cargos não são padronizados: um engenheiro de software de uma empresa pode ser o programador de banco de dados em outra. A descrição de funções pode ser exatamente a mesma, mas as posições podem ter títulos diferentes. Para conseguir o maior número possível de resultados relevantes, siga as dicas a seguir.

1. 
Realize buscas por palavras-chave
Ao invés de simplesmente procurar pelo título de um cargo, faça uma lista de palavras-chave que representem o tipo de emprego que está procurando e o trabalho que você está qualificado a realizar. A lista deve ser composta de funções que você teve em empregos anteriores, as atividades que gostaria de executar em seu próximo trabalho, bem como competências e experiências relevantes.

Por exemplo, se você estiver procurando por um cargo relacionado à engenharia de computação, sua lista deve incluir os termos: design de softwares, linguagem de sistemas, algoritmos, Linux, programação de redes, ciência da computação, mestrado, entre outros.

+ Descubra como procurar e conseguir um emprego utilizando a internet

2. 
Utilize as buscas ‘booleanas’
A busca por palavra-chave trará uma ampla gama de resultados, por isso, combiná-las para criar uma “busca booleana” permitirá que você diminua essa quantidade. Embora o termo possa parecer complicado, trata-se de uma maneira simples de combinar termos de pesquisa a fim de formar cadeias de palavras-chave. Ela é surpreendentemente fácil de conduzir depois que você entender o básico, que é:

– Coloque aspas em torno dos termos que você deseja manter juntos. Por exemplo, “linguagens de software”. Isso irá garantir que seus resultados retornarão listagens que contêm essa frase específica, não apenas as palavras “software” e “linguagens” soltas.

– Combine palavras usando os sinais de mais (+) e menos (-). Por exemplo, se você está à procura de um emprego onde possa colocar seu grau de mestrado em uso, sua pesquisa pode ser: mestre + “linguagens de software”. No entanto, se você preferir não dar ênfase ao termo “JAVA”, sua pesquisa pode ser parecida com: mestre + “linguagens de software” – JAVA.

– Para tornar sua busca mais fácil ainda, os operadores booleanos também permitem que você busque “palavras raiz”. Isso significa que não terá que realizar pesquisas separadas para palavras como “programador”, ”programadores” e “programação”. Em vez disso, digite a raiz da palavra com um asterisco para procurar todas as formas da palavra raiz. Por exemplo, você pode procurar: “linguagem de software” + programa*.

3. Tente a busca avançada
Se você não tem certeza daquilo que está procurando, ou está interessado em uma função, mas não em uma companhia específica, comece com uma pesquisa ampla – você sempre pode reduzi-la ao descobrir o que você quer ou não quer.

Por exemplo, você pode digitar uma palavra-chave geral, como “administrativa” e depois reduzir a busca através de uma variedade de categorias de pesquisa. Se perceber que prefere trabalhar como assistente administrativo em um consultório médico ou em uma escola, por exemplo, pode especificar isso na busca avançada. Da mesma forma, se você está apenas interessado em empregos que pagam mais de R$ 2.000, você pode entrar em requisitos de seu salário também.

Quanto mais campos da busca você preencher, mais direcionados serão os resultados da pesquisa.

Aproveite!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo