Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Aprenda a fazer contas de multiplicação, sem cálculo

Aprenda a fazer contas de multiplicação, sem cálculo

Olá pessoal!

Já imaginou resolver multiplicações sem cálculos?

Se você é daqueles que não se dá bem com matemática e precisa sempre de uma calculadora para fazer contas de multiplicação, aqui vai uma dica, ou melhor, um truque bem útil para ajudar daqui para frente. E não precisa de cálculo!

Foi divulgado na internet um vídeo que explica direitinho esse macete para ser usado quando a calculadora não é uma opção. É uma forma simples de fazer qualquer conta de multiplicação sem precisar quebrar a cabeça.

A técnica é muito usada pelos japoneses, e é assim que eles aprendem matemática já no colégio.

Vamos tentar explicar de forma resumida como funciona esse truque: numa conta de multiplicação, a primeira coisa é notar a quantidade de “casas” (unidade, dezena, centena e assim por diante) que o número tem.

Por exemplo, a multiplicação 15×21 são duas casas, cada número. Pega-se os numerais separadamente e desenha-se uma linha correspondente a cada número. O primeiro é 15, formado por 1+5. Assim é só riscar uma linha, dar um espaço e desenhar outras cinco.

No sentido ao contrário, de forma que as linhas se cruzem, são desenhadas as retas correspondentes ao numeral 21, ou seja, duas linhas + espaço + 1 linha. Depois são separados os ângulos que a figura forma e, em seguida, contados cada ponto em que as retas se tocaram.

No final, soma-se esses pontos e une os números conseguidos. O resultado da conta é exatamente a junção de cada numeral. Não entendeu?

Então para esclarecer melhor, assista o vídeo:

Gostou da dica? Assim a matemática fica mais fácil… nem precisa de cálculo na multiplicação!

Até logo!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo