Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Aplicativo promove interação entre pais, alunos e professores

Aplicativo promove interação entre pais, alunos e professores

Olá pessoal!

Boa notícia para pais, alunos e professores! O aplicativo educativo gratuito de troca de mensagens Remind acaba de lançar sua versão em português graças a uma iniciativa da Fundação Lemann.

Conhecida por conseguir aproximar professores, pais e alunos, principalmente nos Estados Unidos, a ferramenta espera conquistar no Brasil milhões de pessoas nos próximos meses. Atualmente são cerca de 23 milhões de usuários pelo mundo.

Para que serve o Remind

O objetivo do aplicativo Remind é tornar os estudantes e os pais mais envolvidos nos estudos e economizar tempo dos professores, que deixam de ter de escrever recados na agenda de cada aluno ou mandar e-mails para todos os pais, por exemplo. Brett Kopf, CEO da empresa, afirma: “Acreditamos que se conseguirmos engajar os pais na educação de seus filhos e se pudermos tornar o trabalho dos professores mais eficiente, poderemos causar um enorme impacto no sistema de educação”.

Como funciona o Remind

O Remind é bem simples e demanda cerca de um minuto do tempo do educador para iniciar seu uso por meio do computador ou de aplicativos para tablet e celular, de acordo com Kopf.

Seu principal diferencial em relação a outras ferramentas de troca de mensagens, como o WhatsApp ou o Messenger, é o perfil dedicado à educação e, por isso, tem como foco a segurança dos usuários durante as conversas. Segundo a fabricante, a ideia é que o professor esteja sempre no comando. Por isso, é ele quem cria seu perfil e depois convida os pais e alunos, pessoalmente, por e-mail ou por SMS (esta opção está disponível apenas nos EUA e no Canadá), para entrarem no grupo dele dentro da ferramenta.

A partir daí, o educador cria grupos, que podem ser divididos por classes e séries, e passa a se comunicar com eles, enviando avisos sobre provas, perguntas sobre temas discutidos em sala, mensagens motivacionais, recados aos pais, imagens, como a foto de uma lição escrita na lousa, arquivos, vídeos e mensagens de voz.

Com o tempo salvo com antigas práticas para se comunicar com os pais, os professores ganham mais espaço para trabalhar temas importantes em sala de aula com seus alunos. Outra vantagem é que os educadores conseguem ter um feedback imediato dos pais e estudantes, já que é bem mais fácil responder uma mensagem do próprio celular do que ter que pegar uma agenda ou comparecer a uma reunião.

Segurança

Segundo Josh Wiseman, vice-presidente de produto da empresa, para que a privacidade dos usuários seja preservada, não há possibilidade de professores, estudantes ou pais terem acesso aos telefones uns dos outros ou a informações pessoais. Os pais e alunos podem escolher os grupos dos quais querem fazer parte e definir se desejam receber mensagens de texto ou e-mail.

As mensagens trocadas não podem ser apagadas do aplicativo, como ocorre em outras plataformas. Isso permite que as informações estejam sempre arquivadas e possam ser entregues à escola, em forma de relatório, periodicamente ou sempre que necessário.

A ferramenta segue normas rígidas dos Estados Unidos por ter usuários com menos de 13 anos. Uma cópia das mensagens enviadas aos estudantes vai para o e-mail dos pais, por exemplo. Além disso, o sobrenome da criança ou do adolescente é mantido sob sigilo. Usa-se o primeiro nome e a primeira letra de seu último sobrenome para identificá-lo, como “JoshW”. Se o estudante passa mais de um ano sem usar a plataforma, a empresa é obrigada a apagar todo o conteúdo de sua conta.

Como na troca de mensagens, o professor também estará no comando no chat. Só ele poderá iniciar uma conversa com pais e alunos ou dizer se alguma criança, adolescente ou pai de uma turma específica pode chamá-lo para uma conversa. A qualquer momento, poderá ainda pausar ou por fim ao papo caso entenda que é o momento apropriado. Ele poderá ainda deixar avisado quais são os horários em que estará disponível para chats.

Como foi criado o Remind

A plataforma foi criada em 2011 pelos irmãos Brett e David Kopf, com o nome de Remind 101, em São Francisco, nos Estados Unidos. Depois de experiências com estudantes que tinham dificuldades de aprendizado,  eles fizeram estudos que mostraram que os educadores sentiam falta de um meio eficaz de envolver os pais nos estudos dos filhos e, por isso, precisavam de uma forma mais prática e rápida para relatar o que acontecia em sala de aula. A plataforma se transformou no aplicativo educativo Remind.

Acesse agora o site do Remind e tenha uma experiência educativa cada vez mais proveitosa para todos!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo