Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Aplicativo gratuito ensina Libras de maneira fácil

Aplicativo gratuito ensina Libras de maneira fácil

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Você quer ou precisa aprender Libras, mas acha que é difícil? Então vai gostar desta dica de aplicativo gratuito ensina Libras de maneira fácil, prática e objetiva: é o Librazuka.

Esse app grátis ainda pode ajudar professores no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, pais e familiares na convivência com deficientes. Experimente e melhore sua comunicação com quem precisa.

Aplicativo que ensina Libras

O Librazuka apresenta módulos teóricos (alfabeto, números e gramática) e jogos que auxiliam na fixação do conteúdo. Além disso, conta com dois dicionários (Ordem alfabética e Configuração de Mão) e opção com realidade aumentada – ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem pré-determinada, uma animação 3D é exibida demonstrando o sinal em Libras para aquela palavra.

O Librazuka está disponível para Android e pode ser baixado gratuitamente.

Como foi criado o aplicativo

Um grupo de estudantes do curso de Ciência da Computação desenvolveu o aplicativo Librazuka, que ensina de maneira simplificada a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia é facilitar a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva e de fala.

O projeto surgiu durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes Alex Vieira Bastos, Amanda Botelho de Souza e Henrique Erico de França, da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.

A partir de algumas pesquisas, os alunos perceberam que mesmo sendo a segunda língua oficial do Brasil, Libras ainda é desconhecida para a maioria dos brasileiros. Somado a essa necessidade, também havia espaço no mercado que impulsionasse a iniciativa.

Com a ideia planejada, surgiu o desafio de aprender a linguagem. Os alunos se matricularam para assistir aulas de Libras, inclusive, e desenvolveram o aplicativo com validações e experiências próprias realizadas durante essas aulas.

Se você precisa aprender Libras, experimente esse aplicativo gratuito. É bem fácil!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo