Você está aqui:Home » Especial Educação no Carnaval » A origem do termo “samba”

A origem do termo “samba”

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Um gênero musical não surge do nada ou de repente. Geralmente eles aparecem aos poucos, sem perceber, com o passar dos anos, principalmente depois de muita experimentação de diferentes músicos e em contextos históricos bastante específicos. Com o samba foi assim.

Durante muito tempo, o termo “samba” não fazia referência a um estilo musical específico. Nesse período – entre os fins do século XIX e o início do século XX – as pessoas não costumavam “escutar samba”, elas “iam ao samba”.

Para entender melhor devemos compreender um pouco da história dos escravos e da cidade do Rio de Janeiro no século XIX.

Conheça a origem do termo “samba”

A origem da palavra samba vem dessa época, em que ocorreram dois importantes fatos históricos: a Abolição da Escravatura, em 1888, e, no ano seguinte, a Proclamação da República. Com a abolição dos escravos, um grande contingente da população negra do Brasil abandonou o campo e passou a buscar meios de sobrevivência nos centros urbanos do país. Muitos desses ex-escravos começaram a sair das fazendas da região norte-nordeste em direção à cidade do Rio de Janeiro.

Os negros que fizeram esse trajeto chegaram em uma cidade despreparada para receber esse novo contingente populacional. Dessa forma, eles passaram a ocupar bairros mais afastados ou se instalaram nos cortiços espalhados pela cidade. Ao mesmo tempo, as dificuldades para se arranjar emprego e o problema da discriminação social foram dois fatores que promoveram a solidarizarão entre essas comunidades socialmente e economicamente excluídas.

Uma das formas mais comuns pelas quais os negros reafirmavam seus laços de amizade e cooperação ocorria durante as festas nas casas das “tias” ou das “vovós”. Essas casas das “tias” e das “vovós” eram grandes pontos de encontro daquelas comunidades. Durante as festas, ocorria a celebração de rituais religiosos, o oferecimento de variados pratos de comida e a execução de diferentes manifestações musicais. Usualmente, aqueles que frequentavam essas festam diziam que iam ao “samba” na casa da vovó (ou da titia). Dessa maneira, antes de surgir a música “samba” o termo era sinônimo de festa.

Os principais instrumentos utilizados – de percussão em sua maioria – eram o “corá”, o “contin”, a “mola”, o “tantan”, etc., os quais se originaram nos instrumentos que hoje se usam para marcar o compasso do samba, e que são o pandeiro, o tamborim, a cuíca, o reco-reco, etc. Citam-se ainda como instrumentos primitivos o urucungo e a morimba, que eram os realmente musicais.

Outras versões da origem

Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”. Segundo o dicionário Aurélio o termo originário ainda significa “estar animado” ou “pular de alegria”.

O etnógrafo e o folclorista lusitano Edmundo Correia Lopes cita uma dança da Guiné portuguesa a que os indígenas chamam samba e que é parente próxima do samba do Brasil, o qual, se não descende, em linha reta, daquela, tem, pelo menos, a mesma origem.

Primeiro samba

Em 1916, Donga, foi considerado o primeiro músico a registrar a letra e a canção de um samba. Mesmo assim, até meados da década de 30 os componentes estéticos e musicais do samba sofreram grandes transformações. Ainda no início daquela década, o irreverente sambista Noel Rosa perguntou a um jovem compositor que lhe entregara uma letra: “Isso é samba ou aquela outra coisa que a Carmen Miranda canta?”.

Com isso, podemos perceber que o samba teve diferentes significados e, enquanto música sofreu muitas transformações até chegar à forma contemporânea.

Samba é história. Samba é cultura. Aprenda com ele.

Até mais.

comentários (1)

  • Tody

    Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando sofri uma crise de dores nas costas, o médico me indicou desse colchão ortopédico. Alguém daqui já usou? Ouvi dizer que ajuda até insonia.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo